publicado dia 25/10/2017

Centro de Referências lança Educação Integral Na Prática

por

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

Apoiar gestores públicos na implementação de Políticas de Educação Integral é o objetivo da Plataforma  Educação Integral Na Prática, lançada hoje (25/10), pelo Centro de Referências em Educação Integral. Seu acesso é completamente gratuito.

Construído a partir de proposta pregressa de mesmo nome e da experiência de mais de 20 municípios e estados que avançaram na agenda, o Na Prática reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download, organizados em sete etapas, que envolvem desde a formação dos diferentes segmentos envolvidos com a proposta à construção da matriz curricular e análise orçamentária.

“Nós buscamos reunir a experiência dos municípios, traduzindo-as em instrumentos que possam ser aplicados e customizados a partir das necessidades da equipe em diferentes contextos. Há uma trajetória importante do país e é necessário reconhecê-la para podermos seguir juntos na garantia do direito à educação para todas as crianças e adolescentes, sem qualquer tipo de exceção”, explica Natacha Costa, do Centro de Referências.

A plataforma oferece ainda estes materiais em três modalidades possíveis: educação integral em jornada regular, educação integral com ampliação da jornada, sem parcerias e educação integral com ampliação da jornada e em parcerias, ressaltando que a implementação da proposta pedagógica da educação integral está além da discussão do tempo, envolvendo o repensar da proposta pedagógica e da forma de relação entre as escolas e a Secretaria.

Por isso, a política de Educação Integral prevê um modelo de gestão integrada que garante a unidade na rede municipal de educação ao mesmo tempo em que sustenta o exercício da autonomia de cada escola e sua relação com o território, de forma a garantir a equidade de condições a todos os estudantes e professores e o trabalho colaborativo no nível central, regional e local. “O modelo de gestão está sustentado em processos que articulam currículo, avaliação e formação, em uma perspectiva contínua e que ordena a tomada de decisão e todos os processos orçamentários, administrativos e operacionais”, complementa, Natacha.

 

Iniciativa

O Educação Integral Na Prática é uma iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral, um projeto colaborativo gerido por 14 organizações não-governamentais: Cidade Escola Aprendiz, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto C&A, Instituto Inspirare, Instituto Natura, Instituto Oi Futuro, Instituto Alana, Movimento de Ação e Inovação Social, Instituto Rodrigo Mendes, Cenpec, Cenários Pedagógicos, CIEDS, FLACSO.

Dada sua natureza especial, o Na Prática conta ainda com o apoio direto dos seguintes parceiros: Fundação SM, Instituto Inspirare, Instituto Natura, que compõem a gestão do Centro de Referências e o Instituto Península, parceiro da iniciativa. 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.