publicado dia 28/06/2022

Animações trazem os olhares das crianças sobre o Transtorno do Espectro Autista

por

O canal do Youtube De Criança Para Criança produziu uma série de animações em que crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) contam sobre suas rotinas, como veem o mundo, lidam com seus sentimentos e relações.

Leia + Guia orienta escolas a como integrar estudantes com autismo

“Quando minhas emoções ficam intensas eu entro em pânico e corro para me isolar porque eu fico com vergonha, o que é perigoso”, conta Luís, de 12 anos, na animação “Emoções no Autismo”, criada por ele.

A proposta dos vídeos é ajudar a enfrentar preconceitos e promover a inclusão, sobretudo considerando que crianças e adolescentes autistas costumam sofrer bullying no ambiente escolar.

A concepção da coletânea é pautada pela ideia de neurodiversidade, que pensa o autismo como mais entre as variadas características neurológicas humanas, sendo algo que não precisa de cura, mas de inclusão, respeito e aceitação.

Os irmãos e irmãs de crianças com o Transtorno do Espectro Autista

Luís, autor do primeiro vídeo, tem um irmão que também é autista. No vídeo abaixo, ele conta sobre como é a relação deles:

Já em “A Caixa”, a irmã de um menino autista relata sobre as diversões e frustrações que vive junto a ele. “Viver com o Juninho é como colher girassóis: um dia de cada vez”, diz a narradora.

“Minha história mostra que a escola especial não é a solução”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.