Leia mais 10/07/2018 Como criar um calendário unificado no território Criar um calendário unificado no território é comungar datas importantes para os diferentes agentes da comunidade. Em Heliópolis, zona sul de São Paulo, isso só é possível através de planejamentos democráticos e que levam em consideração a história de formação do bairro.
Leia mais 25/06/2018 Como avaliar os alunos sem aplicar provas Avaliar os alunos desafiando-os a mostrar suas aprendizagens por meio de projetos próprios traz à tona a criatividade e promove reflexões mais profundas
Leia mais 18/05/2018 Gestão democrática: como escutar as crianças na escola? Não há gestão democrática na escola sem que se escute os desejos e insatisfações das crianças, sobretudo as mais novas; especialistas apontam caminhos.
Leia mais 10/04/2018 Como cultivar o “ciclo da motivação” entre os alunos A professora de Harvard, Rhonda Bondie detalha os fatores que influenciam a motivação e como manejá-los para a aprendizagem.
Leia mais 04/04/2018 Como fazer perguntas propositivas para os alunos A educadora norte-americana Rhonda Bondie criou uma metodologia sobre como fazer perguntas que estimulem a reflexão e o debate entre os alunos.
Leia mais 06/02/2018 Como planejar trabalhos em grupo que sejam de fato colaborativos O trabalho em grupo verdadeiramente colaborativo é complexo e “bagunçado”, mas algumas dicas podem ajudar os alunos a trabalharem interdependentemente.
Leia mais 24/01/2018 Encontrando a beleza da matemática fora da sala de aula As trilhas matemáticas ajudam os alunos a explorar, descobrir, curtir e celebrar conceitos e problemas da matemática em contextos do mundo real.
Leia mais 20/12/2017 Como incentivar a musicalidade entre os alunos para além do contato com os instrumentos Seja cantando ou batucando no próprio corpo, as crianças devem ser estimuladas a entrar em contato com a sua musicalidade. Especialistas dão dicas de como estimular essa conexão por meio de atividades práticas.
Leia mais 17/11/2017 Combatendo o racismo na escola: abordagens possíveis Experiências de escolas e educadores apontam caminhos para lutar contra o preconceito racial em todas as etapas da educação