Publicado dia 23/02/2022

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio, aprovado em 2017 e instaurado pela Lei nº 13.415/2017, entrou em vigor em 2022, começando pelos estudantes que ingressaram no primeiro ano. Até 2024, o novo formato valerá para todas as turmas, tanto das escolas públicas quanto privadas de todo o país, impactando a rotina escolar de 7,5 milhões de adolescentes e jovens e 500 mil professores.

Entre as principais mudanças, o Novo Ensino Médio prevê o aumento da carga horária e mudanças no currículo. O tempo total de formação passará de 2.400 horas para 3 mil horas, sendo uma parte de Formação Geral Básica, composta por 1.800 horas destinadas às disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a outra parte são os Itinerários Formativos, com 1.200 horas. O estudante pode escolher o itinerário que desejar, de acordo com o que a sua escola oferecer, entre as seguintes opções:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ciências;
  • Humanas e sociais aplicadas;
  • Formação técnica e profissional.

Por lei, cada escola deve oferecer no mínimo duas opções para que o aluno possa escolher. No entanto, não há garantia que ele vá conseguir ingressar no curso desejado porque o número de vagas deve ser limitado.

imagem

Em relação ao currículo da etapa, Língua Portuguesa e Matemática serão obrigatórios nos três anos, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas.

O ensino de Língua Inglesa, Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia também passam a ser obrigatórios, mas não precisam, necessariamente, aparecer em todas as séries separadamente. Há, ainda, a possibilidade de que 30% das aulas noturnas e 20% das diurnas sejam realizadas de forma remota.

Outra novidade é o componente transversal chamado Projeto de Vida, que visa apoiar os jovens a entenderem quais são suas aspirações e a traçar um plano para alcançá-los. A lei não especifica se esta orientação será realizada por um profissional especializado, como um psicólogo, ou se um profissional da escola ficará a cargo da função.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.