Publicado dia 07/07/2022

Educação Midiática

Vivemos na Era da Informação. Em nenhum outro momento da nossa história foram produzidas por dia tantas fotos, vídeos, notícias, artigos, dados e outras informações. Para lidar com essa enxurrada de conteúdos, sejam eles virtuais ou impressos, é preciso que a Educação Midiática esteja presente na vida das crianças e adolescentes desde cedo.

Leia + Este professor está ensinando a combater fake news sobre vacinas na aula de Português

A proposta da Educação Midiática é desenvolver um conjunto de habilidades para acessar, analisar criticamente, criar com responsabilidade e participar de maneira ativa dos ambientes midiáticos.

Trata-se, portanto, de uma concepção de alfabetização que não trata só de ensinar a ler e escrever, mas a interpretar intenções, contextos e autorias. Assim, parte central deste trabalho é o enfrentamento às fake news ou notícias falsas, ensinando crianças e adolescentes a checar fontes, diferenciar fatos de opiniões e produzir e compartilhar informações com responsabilidade.

imagem

A Educação Midiática é fundamental para que crianças e adolescentes possam navegar pelas informações e ambientes midiáticos virtuais ou impressos com consciência e responsabilidade

Crédito: iStockphoto

É nesse sentido que a Educação Midiática é uma ferramenta de enfrentamento à exclusão social, em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, e de formação de cidadãos conscientes, aptos a fazer suas próprias escolhas e munidos dos instrumentos que precisam para planejar e agir no mundo e na construção de seus caminhos.

Nas escolas, também tem o papel de ampliação de acesso ao conhecimento, de expandir as possibilidades criativas e de trocar, bem como permite que os estudantes estejam mais no controle de sua aprendizagem, aprendendo a aprender a partir do melhor que os ambientes midiáticos têm a oferecer.

Saiba mais

Conheça o EducaMídia, que visa capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de Educação Midiática. A plataforma possui uma série de conteúdos gratuitos para formação de professores e para trabalhar com os estudantes.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.