Terra de Macunaíma pede socorro: conheça o projeto sobre garimpo ilegal da EJA

Publicado dia 08/04/2024

Resumo: Conheça o projeto “Terra de Macunaíma pede socorro”, da EM Francisco de Souza Bríglia, em Boa Vista (RR), em que estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) produzem conhecimentos sobre os impactos do garimpo ilegal para a natureza e seus trabalhadores, e levam o debate para além dos muros da escola. A iniciativa é uma das vencedoras do 7º Prêmio Territórios Tomie Ohtake.

logo premio territoriosEm Roraima, o garimpo ilegal tem presença maciça: está nas invasões a territórios indígenas e de preservação ambiental, bem como na contaminação das águas, solo, ar e dos próprios garimpeiros por mercúrio.

Leia + No Brasil de Paulo Freire, EJA segue um desafio

Na sala de aula da professora Shirlei dos Santos Catão, que leciona para os anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na EM Francisco de Souza Bríglia, em Boa Vista (RR), as histórias de quem é afetado pela atividade ilegal são corriqueiras. 

Os ex-garimpeiros e seus familiares relatam problemas de saúde, maus-tratos, negligência, violências e até mortes devido ao garimpo ilegal, recurso utilizado por parte da população para sobreviver à falta de emprego e outras políticas públicas. “Eles buscam a escola para tentar ter uma oportunidade de emprego melhor”, relata a professora Shirlei.

Parte da realidade de sua turma, o tema virou objeto de estudo em 2023. O objetivo era promover a alfabetização dos adultos de forma próxima à capacidade de ler também o mundo que os rodeia, como propôs Paulo Freire.

“Eles ficaram encantados de ver a realidade deles na escola. Então investigamos as consequências para o meio ambiente, mas também para os indígenas, os trabalhadores do garimpo, como a questão do trabalho infantil, já que muitas mulheres têm que levar seus filhos para o campo”, relata Shirlei sobre o início do projeto “Terra de Macunaíma pede socorro!”.

A iniciativa, que envolveu estudantes de 16 a 75 estudantes, muitos deles ex-garimpeiros ou familiares, imigrantes, refugiados e indígenas, é uma das vencedoras da 7ª edição do Prêmio Territórios, do Instituto Tomie Ohtake, realizada em parceria técnica com a Cidade Escola Aprendiz e o Centro de Referências em Educação Integral.

A turma começou estudando o noticiário local e debatendo as vivências próprias com a questão. “Ouvimos músicas de cantores regionais que falam sobre isso e isso inspirou um dos estudantes a compor uma música. Também lemos textos reflexivos e reportagens, entre elas, uma que mostra o peixe-cachorro, o mais consumido por nós, e também o mais contaminado por mercúrio”, explica a professora.

Depois, foram estudar um igarapé no bairro da escola, que não é mais utilizado devido à contaminação, e analisaram a água do rio Branco, que corta todo o estado de Roraima.

“Foi muito bom participar desse projeto, porque temos que ter mais cuidado com o meio ambiente e com os garimpeiros, que tem tanta dificuldade de conseguir outro emprego”, conta a estudante Oriannys Josefina Alejandro Zambrano.

territórios educativos

Estudantes apresentam o resultado de suas pesquisas sobre o garimpo ilegal, em mostra cultural da escola, que depois foi levada para uma feira municipal no centro de Boa Vista.

Crédito: Shirlei dos Santos Catão

Após uma mostra cultural na própria escola sobre o tema, a turma levou o debate para a rua, em uma feira municipal no centro de Boa Vista. “Queremos sensibilizar a comunidade sobre isso, levar esse conhecimento para as famílias, para a população”, diz Shirlei.

Para Edneia Gonçalves, uma das avaliadoras do Prêmio Territórios e coordenadora executiva adjunta da Ação Educativa, o projeto prima por aproximar a alfabetização de temas urgentes para Boa Vista e o Brasil todo.

“É a EJA mais uma vez provando que a experiência de vida dessas pessoas, a vida vivida, cotidiana, é que traz pistas para pensarmos o futuro. É um tipo de projeto que faz com que se concretize isso, que promove aprendizagens significativas e transforma as realidades territoriais e de seus viventes”, afirma Edneia.

Conheça os demais projetos vencedores da 7ª edição do Prêmio Territórios:

Escola indígena de Rio Tinto (PB) refloresta nascentes de água do território

Estudantes de escola pública criam a Biblioteca Antirracista Marielle Franco

Garotas de Vermelho: Estudantes criam projeto sobre saúde menstrual

Como os territórios educativos podem apoiar o tempo integral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.