Cieja Campo Limpo incentiva iniciativas de economia solidária

Publicado dia 26/08/2013

Iniciativa: Feito por Mim – CIEJA Campo Limpo

Pública ou Privada: Pública

Descrição: O Feito por Mim é um projeto realizado no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, que pretende dar visibilidade à produção e venda de materiais produzidos artesanalmente pelos próprios moradores do bairro onde a escola está situada.

O projeto surgiu em 2004 inicialmente como uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) em implementar, ali, uma experiência de economia solidária. Com isso, aconteceram feiras de troca, compras coletivas em lugares mais baratos, entre outros. Após dois anos, o projeto chegou ao fim, porém, a ideia já estava disseminada na comunidade escolar, que optou em dar continuidade à discussão. Foi quando as mães que fizeram parte dessa oficina se juntaram às mães que faziam artesanato, enquanto aguardavam a saída dos filhos. Como o Cieja atende muitos alunos com deficiência, as mães ficam na própria escola, aguardando as aulas para apoiá-los no trajeto da casa à unidade escolar.

Histórico

O Cieja Campo Limpo comporta um grande número de estudantes com algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual. Desde que esses alunos começaram a chegar à escola, todos os dias suas mães os acompanhavam e os aguardavam sair. Muitas delas não voltavam para casa, a fim de economizar com o dinheiro do transporte ou alimentação.

Nesse período de espera, muitas delas passaram a produzir materiais de costura, crochê, tricô, para complementarem suas rendas. Outras, ainda, traziam doces e salgadinhos que faziam para vender na escola, pois assim ocupavam o tempo que ficavam de espera e adquiriam dinheiro suficiente para a manter continuidade do estudo dos filhos.

Em vez de a escola coibir essa ação, observou a importância dessas atividades para aquelas mães e resolveu ampliar o projeto criando o “Feito Por mim”, no qual as mães e demais membros da comunidade podem oferecer produtos confeccionados por eles, mostrando que a escola deve avaliar o contexto no qual a comunidade escolar está inserida para que a aprendizagem esteja consonante com a vida dos familiares. Organizações da comunidade como a Casa do Zezinho, Mobilização Social pela Educação, Atração Urbana, CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo), Sociedade Santos Mártires, Casa das Mulheres se uniram à iniciativa, tanto comercializando produtos, quanto no apoio às mães.

Início e duração: Início em 2004, até os dias de hoje.

Local: CIEJA Campo Limpo, localizado na Zona Sul de São Paulo (SP).

Responsáveis: mães de alunos NEE educadores, gestão

Financiamento: A escola cedeu espaço para as mães, mas não teve nenhum custo extra ao seu orçamento.

Principais Resultados:

Segundo a equipe da escola, muitas mães fazem desse projeto sua fonte de renda para os estudantes continuarem estudando. Além disso, há geração de renda na comunidade, por meio de produção feita pelos próprios moradores. Para os envolvidos, a iniciativa fortaleceu a relação de pertencimento das famílias e o reconhecimento da importância das mesmas no acompanhamento pedagógico de seus filhos e participação na vida escolar como um todo.

Contatos:

Telefone: 5816.3701 / 5816.2907

E-mail: [email protected]

Blog do CIEJA Campo Limpo

Escola

Cieja Campo Limpo reformulou o currículo para fortalecer a autonomia dos estudantes

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.