Associação Eremim leva educação, arte e cultura para Osasco (SP)

Publicado dia 14/01/2014

Iniciativa: Associação Eremim – Ação Social de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Humano

Pública ou Privada: 3º Setor

Surgidas durante a revolução industrial, as cooperativas buscavam uma alternativa ao mercado capitalista, seus preços abusivos e longas jornadas de trabalho. Na Inglaterra, o marco foi a Cooperativa Rochdale (Rochdale Society of Equitable Fioneers), criada em 1844, que se tornou modelo para organizações desta natureza em todo o mundo. No Brasil, serviu de inspiração para um bairro situado na cidade de Osasco (Grande SP), que além de se apropriar do nome Rochdale, tomou para si o espírito reivindicador das cooperativas, iniciando sua causa pelo direito à moradia.

Eremim/ Divulgação

Eremim/ Divulgação

É nesse espaço marcado historicamente por lutas em busca de melhorias sociais, que, em 1999, nasce a Associação Eremim – Ação Social de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Humano, criada pelo Sindicado dos Metalúrgicos de Osasco e Região, com o objetivo de fomentar alternativas ao território a partir da educação e da conscientização do papel ativo de cada morador junto à comunidade.

Mobilizar

Mobilizar é, segundo os teóricos Bernardo Toro e Nísia Werneck, o ato de convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, compartilhando interpretações e sentido. É a partir deste sentido compartilhado que diferentes indivíduos ou setores da sociedade se reúnem para começar ou transformar determinados processos, cenários ou ações. Veja mais em nosso Glossário.

Mesmo alcançando seus objetivos por meio da luta habitacional, o bairro continuou apresentando déficits nas áreas sociais. Levantamento realizado pela Associação Eremim com 253 domicílios apontou que, em 1999, o território era marcado por altos índices de evasão e repetência escolar entre crianças e adolescentes.  Além disso, a avaliação demonstrou que 49% do total de adultos entrevistados ainda não haviam completado o ensino fundamental. Outros ainda não estavam inseridos no mercado de trabalho e 60% das famílias viviam com renda per capita menor que um salário mínimo, sendo em sua maioria chefiadas por mulheres.

Diante desse cenário, o projeto inicia sua atuação no espaço, tendo a educação e a cultura como elementos condutores para a resolução de problemas locais, como o trabalho infantil, por meio do incentivo da participação popular e pelo resgate sociocultural dos moradores.

Assim, desde sua criação, vem criando diversos canais de participação popular que estimulam, principalmente, a defesa dos direitos humanos, promoção de igualdades e acesso à arte e cultura. Com o atendimento voltada a crianças e jovens, de sete a 21 anos, a associação oferece diversas atividades artísticas, recreativas, de inclusão digital e de comunicação popular, tendo em vista o desenvolvimento integral de cada participante por meio de diferentes formas e espaços voltados para aprendizagem, despertando a criatividade e o cuidado para com o meio ambiente.

Um dos critérios para a participação das crianças e adolescentes é estar matriculado na rede pública. Desse modo, o projeto cumpre um papel essencial de apoio ao desenvolvimento de cada participante, já que todas as atividades têm por princípio colaborar para com o espírito de cooperação, trabalho em grupo e aquisição de conhecimento.

O projeto é constituído por três diferentes núcleos: Arte e Cultura; Educação para o Trabalho e Apoio Sociofamiliar.

eremim_c

Arte e Cultura

Conscientes da importância do brincar à infância e do acesso às diferentes manifestações culturais durante a juventude, a Associação Eremim possui diversas atividades voltadas ao fazer artístico. Para os que gostam de música, aulas de percussão e sopro. Aos que se identificam mais com as artes do corpo, aulas de danças populares. Compõe ainda esse núcleo, o Hip-Hop, com aulas de streetdance e grafite. Atividades esportivas também podem ser uma escolha dos participantes, que possuem autonomia para escolher aquilo que mais se identificam.

Aos jovens de 16 a 20 anos, o projeto também oferece atividades voltadas para o mercado de trabalho. Durante um ano, o participante pode atuar em oficinas de recreação e construção de brinquedos, e ainda se aprimorar para ser monitor para crianças. A associação possui parceria com o Instituto Criar de Cinema e TV, e media a indicação de participantes do Eremim para cursos de comunicação. 

Reunião com Famílias/ Divulgação

Reunião com Famílias/ Divulgação

Apoio Sociofamiliar

Além das alternativas dadas ao público infanto-juvenil, o trabalho também fomenta a participação dos familiares dos participantes. Desse modo, duas vezes por mês, mães e pais participam de palestras, grupos de debate e discussão sobre as demandas e necessidades ainda existentes na comunidade. Acompanhados de uma psicopedagoga, discutem a questão das drogas, sexualidade, violência doméstica, entre outros. Um dos objetivos desse núcleo é trazer a diversidade cultural existente na comunidade, resgatar a identidade dos moradores e contribuir com a construção de uma sociedade mais crítica, capaz de realizar com autonomia transformações sociais no território.

Início e duração: 1999 até os dias atuais. 
Local: Osasco ( Grande SP)
Responsáveis: Associação Eremim – Ação Social de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Humano
Envolvidos e parceiros: Prefeitura Municipal de Osasco, Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Rede Globo – Projeto Criança Esperança, Instituto Criar de TV e Cinema, Intermédica Sistema de Saúde, Instituto Paulo Freire, Núcleo de Estudos Comunitários da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). 
Financiamento: O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco é mantenedor do projeto. Em 2013, a iniciativa recebeu financiamento por parte do Prêmio Itaú-Unicef, ao ser vencedor na categoria grande porte. Saiba mais.

Principais Resultados

Ao longos desses 14 anos, a Associação Eremim recebeu anualmente cerca de 250 crianças e jovens, além de envolver suas famílias a partir de encontros mensais. Outra conquista da associação é ter criado uma rede de proteção ao trabalho infantil, por meio do oferecimento de atividades educativas e culturais em parceria  com organizações sociais, a comunidade do entorno e as escolas da rede pública locais.
Contatos

Site: http:// www.eremim.org.br 
Facebook:
https://www.facebook.com/associacao.eremim
Telefones:  (11) 3599 – 6635/ (11) 3656-8420
E-mail:   
[email protected][email protected]
Endereço: Av. Luiz Rink, 501 – Rochdale

*Informações históricas da Câmara de Osasco.

Jovens urbanos: estudantes apresentam soluções para a comunidade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.