publicado dia 26/06/2020

O desafio de combater a exclusão escolar durante e após a pandemia

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A exclusão escolar é um dos principais problemas que redes e escolas enfrentam durante a pandemia, e que poderá se agravar dependendo de como a reabertura dos espaços escolares for conduzida.

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Para discutir o tema, Italo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil e Alexandre Soares, presidente da Undime-RN, com a mediação de Cláudia Sintoni, Coordenadora de Formação do Itaú Social, participaram do evento virtual realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral nesta quinta-feira 25.

Eles compartilharam estratégias que têm funcionado para manter a conexão entre educadores, famílias e estudantes, e algum vínculo com o aprender, fatores que atenuam as chances de evasão escolar.

“Precisamos nos preparar desde já para ir atrás dos meninos e meninas que eventualmente não voltem para a escola, para além daqueles que já não estavam nela, e uma das estratégias é a Busca Ativa Escolar”, disse Ítalo.

O presidente da Undime-RN também chamou atenção para outro entrave que as redes e escolas vão enfrentar: a falta de recursos, realidade que já existia mesmo antes da pandemia: “Os protocolos de segurança demandam recursos e mudanças. E isso vem justamente no momento em que as receitas que tínhamos para manter a educação caíram”, disse.

Assista ao debate na íntegra:

“A Educação sozinha não resolve a exclusão escolar”, diz Ítalo Dutra do UNICEF

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