publicado dia 23/10/2023

Venha conversar sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil atual

26/10/2023

🗒 Resumo: Hora do Intervalo deste mês traz a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o centro do debate. A live acontece nesta quinta-feira (26/10), das 14h às 15h (horário de Brasília), pelo Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral). Participe!

Hora do Intervalo de outubro vai debater os atuais desafios e avanços da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil.

Leia + No Brasil de Paulo Freire, EJA segue um desafio

Por um lado, a modalidade voltou a ganhar espaço com a reestruturação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela EJA, logo no início do governo Lula (PT). Durante o governo Bolsonaro, a SECADI foi extinta.

Por outro, uma nova política para a modalidade é aguardada, bem como um novo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e mais recursos. Entre 2012 e 2022, a EJA perdeu 97% dos recursos investidos, como mostra o dossiê “Em busca de saídas para a crise das políticas públicas de EJA”, uma iniciativa do Movimento Pela Base e realização da Ação EducativaCenpec e Instituto Paulo Freire.

Para analisar o cenário, a Hora do Intervalo recebe Franciele Busico, coordenadora pedagógica na rede municipal de São Paulo (SP), designada desde 2016 para a coordenação geral do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I. Também faz parte da coordenação colegiada do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo e é doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).

O outro convidado é Roberto Catelli, doutor em Educação pela USP, diretor dos cursos de Educação para Jovens e Adultos e educação profissional do Colégio Santa Cruz e coordenador da área de educação da Ação Educativa. Também atua em conjunto com o Indicador do Alfabetismo Funcional (INAF) e como consultor no campo da avaliação de políticas públicas no campo da Educação de Jovens e Adultos.

A live acontece nesta quinta-feira (26/10), das 14h às 15h (horário de Brasília), pelo perfil no Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral). Participe mandando suas perguntas no chat para os especialistas!

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Quando

26/10/2023 entre 14:00 e 15:00

Onde

Perfil do Instagram: @cr.educacaointegral

EJA perde 97% de recursos e vive crise de políticas públicas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.