publicado dia 13/07/2020

USP promove evento gratuito com o professor Boaventura de Sousa Santos

18/07/2020

No dia 18 de julho, às 9h30, o professor português Boaventura de Sousa Santos participará de um colóquio virtual sobre as perspectivas da educação e da ciência no mundo pós-pandemia.

Leia + Como retomar as aulas presenciais após a pandemia

Organizado pela Cátedra de Educação Básica, parceria do Instituto de Estudos Avançados da USP com o Itaú Social, o encontro é gratuito e concede certificado aos participantes inscritos.

Diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, Boaventura lançou recentemente o ensaio  “A cruel pedagogia do vírus”, em que trata das duras lições trazidas pela pandemia do coronavírus.

Após sua exposição, o economista Ricardo Henriques e o jornalista Eugênio Bucci abordarão perspectivas futuras em relação à desigualdade e à comunicação. Henriques foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, onde coordenou a implantação inicial do programa Bolsa Família. Professor na Escola de Comunicações e Artes da USP e com longa trajetória por redações de jornalismo, Bucci lançou em 2019 o livro “Existe democracia sem verdade factual?”, em que trata do impacto das fake news na política e na democracia.

Faça sua inscrição em bit.ly/cebcol2 ou assista ao vivo no YouTube, sem necessidade de inscrição, acessando iea.usp.br/aovivo (serão emitidos certificados apenas aos participantes inscritos; as inscrições ficarão abertas até quinta-feira, 16 de julho).

Sobre a Cátedra de Educação Básica

Criada em 2019, a Cátedra oferece seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores, estudantes e interessados no tema. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site e no canal do YouTube da Cátedra. Também é possível acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram do IEA.

O quê

Colóquio com o professor Boaventura de Sousa Santos

Quando

18/07/2020 entre 09:30 e 12:00

Inscrições

13/07/2020 - 16/07/2020

Garantia de direitos deve ser a prioridade na reorganização do calendário escolar, diz Macaé Evaristo