publicado dia 30/04/2019

Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos abre inscrições

De 07/05/2019 até 31/12/2019

Estão abertas as inscrições para a etapa nacional do Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, que reconhece iniciativas de promoção do direito à educação, à convivência na escola, à paz, às liberdades, à inclusão e aos direitos humanos.

Leia + Anistia Internacional distribui materiais de educação em direitos humanos

Podem participar escolas, que serão inscritas na Categoria A, e Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), na Categoria B. O júri,­ formado por técnicos da  Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEIFundação SM, e especialistas na área de educação em direitos humanos, selecionará duas experiências vencedoras por categoria.

As inscrições vão até o dia 7 de maio, são gratuitas e podem ser feitas pelo site do prêmio de Educação em Direitos Humanos.

A etapa internacional da premiação deve ocorrer até setembro, quando serão escolhidos dois finalistas em nível ibero-americano em ambas as categorias. Os vencedores receberão cinco mil dólares para investir nas iniciativas apresentadas no concurso. A entrega do prêmio está prevista para ocorrer no último trimestre do ano.

Além do Brasil, a iniciativa alcança escolas e OSCs de 19 países da Ibero-América: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

O prêmio é promovido pela Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime.

Quem foi Óscar Arnulfo Romero

O prêmio é nomeado em homenagem a Óscar Arnulfo Romero, Monsenhor Romero, um sacerdote de El Salvador, firme defensor dos direitos humanos. Seu assassinato em 1980 é visto como um dos motivos que desencadeou a guerra civil no país, que durou 12 anos e deixou cerca de 100 mil mortos. Em 14 de outubro, o Papa Francisco canonizou-o, fazendo dele o primeiro santo de El Salvador.

O quê

Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero

Quando

De 07/05/2019 até 31/12/2019

Inscrições

20/02/2019 - 07/05/2019

Mais informações

www.fundacaosmbrasil.org/

Com jogos tradicionais e de mesa, colégio de Bogotá ensina direitos humanos

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.