publicado dia 23/11/2021

Participe da Ciranda de Filmes, que olha para a infância, a juventude e a Educação

De 26/11/2021 até 10/12/2021

De 26 de novembro a 10 de dezembro acontece a Ciranda de Filmes, a mostra de cinema que olha para a infância, a juventude e a Educação. Inteiramente virtual e gratuito, o evento é realizado em parceria com o Itaú Cultural.

Leia + Lydia Hortélio e a cultura das infâncias brasileiras

Nesta 7ª edição, a proposta é homenagear Paulo Freire, o patrono da Educação brasileira, cujo centenário e legado são motivos de orgulho, celebração e reafirmação. “É urgente transmutar nosso luto em luta, resgatar e reinventar experiências para garantir espaços de aprendizagem amorosos e inclusivos, e que estejam enraizados no diálogo respeitoso e livre. E, em um pensamento mais amplo, semear, cuidar e esperançar para ressignificar a vida em um planeta devastado”, diz um trecho do site de divulgação do evento.

A seleção de filmes deste ano assumiu uma versão compacta e, tendo como premissa a valorização e disseminação da filmografia brasileira, buscou compor um repertório que amplie a nossa percepção e visão sobre as diversas conexões com os possíveis e incontáveis legados freireanos. Os filmes selecionados pela curadoria serão exibidos na plataforma Itaú Cultural Play.

Além da seleção de filmes, há rodas de conversa, uma oficina de co-criação audiovisual para crianças e uma inédita Mostra de filmes produzidos por escolas e educadores – 1ª Mostra Escola Cirandeira – com a participação de profissionais da educação e da cultura para debater e refletir junto ao público as temáticas apresentadas na nossa mostra, em diálogo com a produção cinematográfica e os pensamentos do nosso homenageado, Paulo Freire.

Sobre a Ciranda de Filmes

A Ciranda de Filmes é a primeira mostra de cinema do Brasil que olha para a infância, a juventude e a educação, na perspectiva da produção audiovisual nacional e estrangeira de todos os formatos, gêneros e épocas. Tendo como propósito realizar o necessário diálogo entre arte, cultura e educação, além de uma rica seleção de filmes, a mostra propõe rodas de conversa, vivências e oficinas com pensadores, educadores, artistas e cineastas que inspiram, enriquecem e aprofundam a reflexão sobre os temas de cada edição.

Com curadoria diversificada e provocadora, a Ciranda aposta na potência do cinema para tocar mentes e corações e, desde 2014, o transforma em um lugar intergeracional para fomentar experiências capazes de sensibilizar, mobilizar e fortalecer caminhos e utopias. É assim que ampliamos a percepção de que não estamos sozinhos, já que por muitos cantos do mundo as pessoas “cirandeiam” juntas, tecendo sonhos e histórias feitas de sentido, aprendizados e beleza.

*Foto: Ciranda de Filmes/Divulgação

O quê

Ciranda de Filmes

Quando

De 26/11/2021 até 10/12/2021

Mais informações

https://cirandadefilmes.com.br

O que a alimentação pode ensinar sobre nossa cultura?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.