publicado dia 19/12/2016
Mobilização Ocupa Criança quer valorizar práticas que respeitem o potencial infantil
De 14/12/2016 até 30/04/2017
publicado dia 19/12/2016
De 14/12/2016 até 30/04/2017
Por que é tão difícil que as manifestações, ideias e expressões infantis sejam reconhecidas e valorizadas nas escolas públicas de Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental? O que é necessário fazer para que possamos mudar essa realidade?
Foi buscando respostas às reflexões que o Instituto Avisa Lá e seus parceiros deram origem à mobilização Ocupa Criança, iniciativa que tem como missão sensibilizar, comunicar e socializar práticas que respeitam o potencial infantil nos segmentos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Entendendo ser necessária uma aliança entre os agentes públicos, as escolas e seus educadores, e as organizações que cuidam dos direitos das crianças e adolescentes, a Ocupa Criança criou um banco virtual de práticas onde as atividades das crianças podem ser sistematizadas e compartilhadas. São válidas as seguintes experiências:
Os interessados em participar devem preencher um formulário disponível na página da Ocupa Criança e enviar um resumo da ação desenvolvida que tenha valorizado as manifestações infantis.
As inscrições podem ser feitas nas seguintes categorias:
GESTORES E COORDENADORES
Gestão 1: Como favorecemos o protagonismo infantil
Esta categoria remete aos trabalhos realizados por gestores e coordenadores que diagnosticaram e planejaram espaços, materiais e atividades que potencializaram o protagonismo e as manifestações infantis em suas escolas.
Gestão 2: Formando para a mudança
Aqui o destaque são as ações formativas que conseguem alterar concepções tradicionais de criança, ensino e aprendizagem e/ou que apoiam as práticas de autocuidado. A descrição do processo pode comportar as idas e vindas em direção a uma meta de valorização das manifestações infantis.
PROFESSORES
Professor 1– Desapeguei-me dos enfeites
Esta categoria remete às propostas feitas pelos professores que modificaram sua prática, apresentando como antes “enfeitavam” os espaços com suas produções ou artigos comprados e passaram a dar visibilidade aos fazeres e saberes das crianças.
Professor 2 – Passei a ouvir, observar e conhecer mais as crianças
Aqui se destacam relatos com as falas das crianças em diferentes atividades, os desenhos, os raciocínios na resolução de problemas, as escritas, os enredos e atitudes durante o jogo simbólico, além de diálogos nas rodas de conversa.
Professor 3 – Apoio a construção da autonomia em relação aos cuidados
Também se aprende a cuidar de si e dos outros na escola. Usar o banheiro, lavar as mãos, hidratar-se, servir-se na hora do lanche e das refeições são aprendizagens importantes que proporcionamos no cotidiano escolar.
Os trabalhos enviados passarão por uma seleção e podem compor duas mostras previstas para o ano de 2017. Por isso, há duas datas de envio dos resumos. Para se inscrever na primeira mostra, o envio dos trabalhos deverá ser feito até 15 de fevereiro de 2017; para a segunda até 15 de julho de 2017.
Caso os projetos sejam selecionados, a equipe do Instituto entrará em contato com os autores para o envio de mais informações sobre o processo, de detalhes das ações desenvolvidas e dos resultados alcançados, bem como de mais fotos e produções infantis.
Mobilização Ocupa Criança
De 14/12/2016 até 30/04/2017
14/12/2016 - 15/02/2017
http://ocupacaocrianca.avisala.org/