publicado dia 24/07/2024

Lives discutem como conectar a escola com o território

De 25/07/2024 até 30/07/2024

Resumo: Produzidas pelo Instituto Tomie Ohtake, série de lives Diálogos: Educação e Territórios convidam educadores de escolas públicas que desenvolvem ações pedagógicas integradas a seus territórios. 

Como conectar a escola com o território onde ela está? Para apontar caminhos e apresentar boas práticas de escolas públicas brasileiras, o Instituto Tomie Ohtake apresenta, no mês de julho, duas lives com educadores premiados em edições anteriores do Prêmio Territórios. 

Leia + Escola de Armação dos Búzios (RJ) resgata a cultura quilombola do território 

A série de lives Diálogos: Educação e Território acontecem nos dias 25/07 e 30/07, das 19h às 19h40, no canal do YouTube do Instituto Tomie Ohtake. Além da transmissão ao vivo, as gravações ficarão disponíveis no canal. 

Como cultivar os saberes presentes no território? 

O primeiro encontro enfocará como cultivar e valorizar os saberes presentes nos territórios onde as escolas estão. Participam da live as educadoras Luciana Rigon e Maria do Livramento, com mediação da especialista do Instituto Tomie Ohtake, Natame Diniz.

Com duas décadas de experiências em escolas do campo em áreas de acampamentos e assentamentos da reforma agrária, Luciana Rigon vai compartilhar como aprimorou seus conhecimentos e práticas pedagógicas a partir dessa realidade, buscando romper os muros que separam a escola das vivências.

Leia + Escola rural em assentamento luta para garantir direito à educação de suas crianças

Já a professora Maria do Livramento atua com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede púbica municipal de Tutóia (MA). Ela é também especialista em Educação Especial com Habilitação em Libras e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Psicomotricidade.

Acompanhe no canal do Instituto Tomie Ohtake ou abaixo:

Como o território ensina a escola? 

Programado para acontecer no dia 30/07, o segundo encontro da série abordará caminhos para aprender e ensinar a partir dos conhecimentos e saberes presentes nos territórios nos quais as escolas estão inseridas. Participam do encontro os educadores Eidvane Duarte e Marcos Melo.

Marcos Melo é licenciado em Ciências Biológicas e atua como professor de Ciências há 16 anos na rede municipal de Betim (MG). Entusiasta dos movimentos de educação popular e de incentivo à participação ativa de crianças e jovens no processo de aprendizado, entende a sala de aula como um espaço de trocas, diálogo de saberes e produção de conhecimento.

Pedagoga e professora da rede pública municipal de Armação dos Búzios (RJ) há 18 anos, Eidvane Duarte atualmente faz parte da equipe diretiva da Escola Quilombola Professora Lydia Sherman.

O quê

Série de Lives Diálogos: Educação e Territórios

Quando

De 25/07/2024 às 19:00 até 30/07/2024 às 19:40

Onde

https://www.youtube.com/live/XM-npOZE2t8

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.