publicado dia 24/07/2024
Lives discutem como conectar a escola com o território
De 25/07/2024 até 30/07/2024
publicado dia 24/07/2024
De 25/07/2024 até 30/07/2024
Resumo: Produzidas pelo Instituto Tomie Ohtake, série de lives Diálogos: Educação e Territórios convidam educadores de escolas públicas que desenvolvem ações pedagógicas integradas a seus territórios.
Como conectar a escola com o território onde ela está? Para apontar caminhos e apresentar boas práticas de escolas públicas brasileiras, o Instituto Tomie Ohtake apresenta, no mês de julho, duas lives com educadores premiados em edições anteriores do Prêmio Territórios.
Leia + Escola de Armação dos Búzios (RJ) resgata a cultura quilombola do território
A série de lives Diálogos: Educação e Território acontecem nos dias 25/07 e 30/07, das 19h às 19h40, no canal do YouTube do Instituto Tomie Ohtake. Além da transmissão ao vivo, as gravações ficarão disponíveis no canal.
O primeiro encontro enfocará como cultivar e valorizar os saberes presentes nos territórios onde as escolas estão. Participam da live as educadoras Luciana Rigon e Maria do Livramento, com mediação da especialista do Instituto Tomie Ohtake, Natame Diniz.
Com duas décadas de experiências em escolas do campo em áreas de acampamentos e assentamentos da reforma agrária, Luciana Rigon vai compartilhar como aprimorou seus conhecimentos e práticas pedagógicas a partir dessa realidade, buscando romper os muros que separam a escola das vivências.
Leia + Escola rural em assentamento luta para garantir direito à educação de suas crianças
Já a professora Maria do Livramento atua com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede púbica municipal de Tutóia (MA). Ela é também especialista em Educação Especial com Habilitação em Libras e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Psicomotricidade.
Acompanhe no canal do Instituto Tomie Ohtake ou abaixo:
Programado para acontecer no dia 30/07, o segundo encontro da série abordará caminhos para aprender e ensinar a partir dos conhecimentos e saberes presentes nos territórios nos quais as escolas estão inseridas. Participam do encontro os educadores Eidvane Duarte e Marcos Melo.
Marcos Melo é licenciado em Ciências Biológicas e atua como professor de Ciências há 16 anos na rede municipal de Betim (MG). Entusiasta dos movimentos de educação popular e de incentivo à participação ativa de crianças e jovens no processo de aprendizado, entende a sala de aula como um espaço de trocas, diálogo de saberes e produção de conhecimento.
Pedagoga e professora da rede pública municipal de Armação dos Búzios (RJ) há 18 anos, Eidvane Duarte atualmente faz parte da equipe diretiva da Escola Quilombola Professora Lydia Sherman.
Série de Lives Diálogos: Educação e Territórios
De 25/07/2024 às 19:00 até 30/07/2024 às 19:40
https://www.youtube.com/live/XM-npOZE2t8