publicado dia 27/11/2023

Live Hora do Intervalo apresenta experiências de educação decolonial

30/11/2023

🗒 Resumo: A live Hora do Intervalo, que acontecerá nesta quinta-feira (30/11), a partir das 16h (horário de Brasília), convida duas educadoras que promovem a educação decolonial na prática em escolas públicas brasileiras para compartilhar suas experiências.

Acompanhe pelo perfil no Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral) e da Avante – Educação e Mobilização Social (@avante.osc).

Combater o racismo e construir uma escola que faça sentido para as(os) estudantes, suas famílias e o território ao redor, a partir destas pessoas e suas identidades e culturas, são dois dos pilares de uma educação decolonial.

Leia + Educação Infantil decolonial: Comunidade de aprendizagem protege professora denunciada 

Para explicar mais sobre o conceito e como ele acontece no chão da escola, a Hora do Intervalo vai receber duas educadoras que vêm materializando esta forma de ensinar, aprender, cuidar e estar na escola.

Uma delas é Margarete Santos, professora e vice-gestora no Centro Municipal de Educação Infantil Castro Alves, em Salvador (BA). Ela também é psicopedagoga e especialista em Educação Infantil, com experiência de 25 anos de docência.

A outra convidada é Maria Conceição Ferreira, ou Conça, como é mais conhecida. Formada em Letras Vernáculas e Pedagogia pela UFBA, é educadora há mais de 30 anos. Desde 2016, é Diretora no Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, em Salvador (BA).

Hora do Intervalo vai acontecer nesta quinta-feira (30/11), das 16h às 17h (horário de Brasília). Você pode acompanhar e mandar suas perguntas pelo perfil no Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral) e da Avante – Educação e Mobilização Social (@avante.osc).

Especial “Educação decolonial: O futuro da escola é ancestral”

A live também marca o lançamento do especial “Educação decolonial: O futuro da escola é ancestral“, do qual Conça e Margarete também fazem parte. Fruto de uma parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e a Avante – Educação e Mobilização Social, o especial será divulgado no início de dezembro.

As jornalistas destas organizações da sociedade civil, respectivamente Ingrid Matuoka e Carla Aragão, foram selecionadas pelo 5º edital de Jornalismo de Educação, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), com apoio da Fundação Itaú, para produzir uma série de reportagens especias.

Os conteúdos trazem entrevistas com especialistas no tema e um retrato de como a educação decolonial vem acontecendo na prática em escolas de Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ) Salvador (BA) e São Paulo (SP), combatendo o racismo e promovendo a cultura de paz.

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre educação decolonial

Quando

30/11/2023 entre 16:00 e 17:00

Onde

Perfil do Instagram: @avante.osc e @cr.educacaointegral

“Que planta é essa, professora?” Escola pública promove etnobotânica e decolonialidade no ensino das Ciências

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.