publicado dia 05/11/2020
Itaú Social disponibiliza curso gratuito sobre acolhimento da comunidade escolar
De 01/11/2020 até 31/01/2021
publicado dia 05/11/2020
De 01/11/2020 até 31/01/2021
A pandemia impôs perdas, de diferentes ordens, a toda a população brasileira. Por isso, na retomada das atividades presenciais nas escolas, o acolhimento da comunidade escolar precisa ser a prioridade na gestão da educação.
Leia + O que significa promover o acolhimento na reabertura das escolas
De acordo com o curso online oferecido pelo Itaú Social “Acolhimento da comunidade escolar”, a escuta e a atenção aos aspectos emocionais de todos deve estar presente em nas atividades planejadas pela secretaria da educação, especialmente em sua relação com escola, visando seu diálogo com a comunidade escolar como forma de enfrentamento da crise. O curso já está disponível na plataforma Polo e pode ser realizado a qualquer momento.
O efeito é em cascata e sistêmico: se os profissionais de educação das escolas se sentirem acolhidos em seus sentimentos e demandas, poderão ter maior possibilidade emocional de repertório de estratégias para acolher outros profissionais, estudantes e famílias.
É possível destacar seis exemplos das relações que permeiam uma atmosfera de acolhimento:
O curso também oferece instrumentos para o planejamento para o acolhimento da comunidade escolar. Para quem se interessar em mais formações de apoio de educação na pandemia, o Itaú Social disponibilizou 13 conteúdos, divididos em gestão administrativa e de recursos; gestão pedagógica durante o isolamento; planejamento das atividades presenciais e garantia das aprendizagens; e enfrentamento à defasagem com o uso de Mapas de Foco da BNCC.
Curso “Acolhimento da Comunidade Escolar”
Inscrições abertas – O curso já está disponível na plataforma e pode ser realizado a qualquer momento.
Modalidade: online, autoformativo, gratuito
Acesse a Plataforma Polo, na área temática Educação na Pandemia
Acolhimento da Comunidade Escolar
De 01/11/2020 até 31/01/2021
Plataforma Polo