publicado dia 22/09/2023

Hora do Intervalo discute a saúde mental dos professores; participe

28/09/2023

TAGS:
WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

📄 Resumo: Em setembro, a live Hora do Intervalo discutirá como está a saúde mental dos professores e professoras. A conversa acontece no dia 28/09, a partir das 16h, no perfil do Instagram do Centro de Referências em Educação Integral.

Só na rede estadual de São Paulo, no primeiro semestre deste ano, 112 profissionais da Educação foram afastados das escolas por dia devido a transtornos e doenças psiquiátricas – 15% a mais do que o mesmo período em 2022. Um estudo da Unifesp ampliou o cenário: um terço dos professores da Educação Básica no Brasil sofre da síndrome de Burnout. O que está acontecendo com a saúde mental de educadores e educadoras?

Leia + Automutilação e suicídio na escola: “O sofrimento tem uma dimensão sociopolítica”, diz Paulo Bueno

Para discutir o tema, a Hora do Intervalo vai receber dois especialistas no tema. A conversa acontece na quinta-feira (28/09), a partir das 16h (horário de Brasília), pelo perfil no Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral).

Raphaela Gonçalves, que conduziu a pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é uma das convidas. A bióloga, pedagoga e mestre em Ciências pela mesma instituição, pesquisa o burnout e vai explicar o que é a síndrome, como ela afeta professores e os perfis mais vulneráveis.

Renê Vieira Dinelli, psicólogo, se junta à conversa para compartilhar suas percepções do que vem afetando a saúde mental dos professores. O especialista é idealizador do Projeto Lugar do Sentir, que desenvolve ações de cuidado e reparação em saúde mental da classe trabalhadora em Educação.

A conversa também vai abordar a dimensão individual e coletiva do problema, os estigmas e tabus em torno da saúde mental, bem como o papel que a violação e a privação de direitos destes profissionais cumpre em seu adoecimento.

Para participar, basta acessar o nosso perfil no Instagram no dia e enviar suas perguntas para os especialistas. Aguardamos você!

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre a saúde mental de docentes

Quando

28/09/2023 entre 16:00 e 17:00

Onde

Perfil do Instagram: @cr.educacaointegral

O que boas experiências de promoção de saúde mental nas escolas têm a dizer?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.