publicado dia 06/01/2016

Curso Fazer a Ponte no Brasil está com as inscrições abertas

De 15/02/2016 até 14/03/2016

O curso online Fazer a Ponte no Brasil está com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro. Nesse ano, a iniciativa – que toma como referência a experiência educacional inovadora da Escola da Ponte, em Portugal, – vai aproximar os participantes do universo do Projeto Âncora, inspirado na prática internacional e inclusive apoiado por um de seus idealizadores, o educador José Pacheco.

A expectativa do curso é não só compartilhar informações sobre as metodologias e processos da escola, localizada em Cotia, São Paulo, mas também sensibilizar os participantes a desdobrarem seus procedimentos e estratégias em seu cotidiano, prevendo um repensar das práticas educadoras.

O curso segue um programa que contempla os seguintes momentos: “Ambientação e revisão: a Escola da Ponte e o Brasil”; “Fazendo a Ponte no Projeto Âncora” e é direcionado a educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível fundamental, médio ou superior, bem como da educação profissional e corporativa, estudantes de Pedagogia e profissionais da educação.

Dinâmica do curso

Estão previstas quatro etapas:

1. Na semana anterior ao início, alguns vídeos e textos para leitura prévia serão distribuídos a todos os inscritos. Também serão disponibilizadas orientações específicas e detalhadas sobre o funcionamento do ambiente e a dinâmica do curso.

2. Na primeira semana, os inscritos desenvolverão junto com o coordenador uma dinâmica de ambientação online, na qual se buscará sintetizar e promover o nivelamento de informações acerca de como funciona a Escola da Ponte e como tem se disseminado no Brasil a experimentação e inovação educacional nela inspirada.

3. Na segunda semana os inscritos terão a oportunidade de interagir diretamente com o professor José Pacheco e a equipe de educadores do Projeto Âncora, dialogando diretamente com eles a respeito do trabalho que fazem, numa espécie de “entrevista coletiva”.

4. Na terceira e última semana, novamente entre si, os participantes terão a oportunidade de interagir em torno das ideias apresentadas na semana anterior e de como aplicá-las em suas escolas, consolidando assim sua aprendizagem e procedendo à avaliação de seu aproveitamento no curso.

O processo será coordenado, moderado e orientado pelo professor Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional. Para a participação é necessário ter conexão estável e regular com a Internet, conhecimentos, em nível de usuário, de navegação na web e de uso de correio eletrônico (ler, redigir, responder e enviar mensagens), e disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo de cada uma das 3 semanas de duração do curso.

Ao final, cada aluno procederá a uma auto-avaliação, preencherá e remeterá à coordenação um relatório de aprendizagem no qual descreverá o que de mais importante tenha aprendido ao longo das suas 3 semanas de duração.

Investimento

A inscrição tem custo de R$ 550,00; segundo informações da página do curso, os primeiros inscritos têm desconto de 50%.

O quê

Fazer a Ponte no Brasil

Quando

De 15/02/2016 até 14/03/2016

Mais informações

http://www.aquifolium.com.br/educacional/pontenobrasil/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.