publicado dia 24/03/2015

Câmara Mirim recebe inscrições de projetos pedagógicos

30/04/2015

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições de projetos pedagógicos no Câmara Mirim 2015,  programa da Câmara dos Deputados que oferece aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental a experiência de ser deputado por um dia. Promovido pelo Plenarinho – portal infantil da Câmara –, o Câmara Mirim simula uma sessão do plenário, na qual os estudantes apresentam, debatem e votam três projetos de lei previamente selecionados.

Os projetos devem levar em conta os princípios gerais que norteiam o programa, como democracia, escolha de um representante, respeito à decisão da maioria, importância das leis, como elas são feitas e seu impacto na vida das pessoas.

As inscrições devem ser feitas por professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, atuantes em escola pública ou particular, e que tenham diploma de graduação em nível superior. Os docentes devem ainda enviar um texto explicitando sua proposta de trabalho do tema no ambiente escolar.

As propostas serão avaliadas segundo critérios de adequação ao tema; aos princípios do Câmara Mirim; correção ortográfica e gramática; criatividade e aplicabilidade da proposta. Serão selecionados os seis melhores projetos. Cada professor responsável terá o direito de levar até 40 alunos para o Câmara Mirim, que acontece em outubro na Câmara dos Deputados. As despesas são de responsabilidade dos participantes.

Educação para cidadania

Os professores ainda terão oportunidade de participação em um programa institucional ligado à educação para a cidadania, o curso Educação para a Democracia e o Parlamento. São dois módulos, um online, de 25 de maio a 28 de julho, e um presencial em Brasília, de 31 de agosto a 4 de setembro, em que o deslocamento, alimentação e hospedagem serão custeados pela Câmara dos Deputados.

O quê

Câmara Mirim 2015

Quando

30/04/2015

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.