publicado dia 05/03/2024

7° Prêmio Territórios Tomie Ohtake celebra 10 projetos de escolas públicas

09/03/2024

🗒 Resumo: O 7º Prêmio Territórios Tomie Ohtake reunirá educadores em São Paulo (SP) para celebrar e reconhecer 10 iniciativas de escolas públicas brasileiras. Desenvolvidos em nove estados, os projetos pedagógicos selecionados articulam-se com os territórios e os princípios da Educação Integral. A iniciativa é do Instituto Tomie Ohtake e conta com parceria técnica da Associação Cidade Escola Aprendiz e Centro de Referências em Educação Integral.

Em 2023, o 7° Prêmio Territórios Tomie Ohtake saiu pelo Brasil em busca de projetos pedagógicos de escolas públicas articulados aos seus territórios e fundamentados nos princípios da Educação Integral, da ética amorosa de bell hooks e a convivência em comunidade.

O resultado do ciclo foi a seleção de 10 escolas públicas, que serão premiadas e celebradas em um evento presencial neste sábado (9/3), em São Paulo (SP).

Leia + Escola indígena de Rio Tinto (PB) refloresta nascentes de água do território

Presentes em nove estados, as iniciativas selecionadas vão do combate ao preconceito linguístico ao reflorestamento de territórios indígenas, além de tocarem em temas como pobreza menstrual, impacto do garimpo ilegal, conservação dos manguezais e promoção de literatura negra e antirracista.

A iniciativa é do Instituto Tomie Ohtake e conta com parceria técnica da Associação Cidade Escola Aprendiz e do Centro de Referências em Educação Integral. 

Os projetos serão divulgadas no site do Centro de Referências em Educação Integral nas próximas semanas.

Sobre o Prêmio Territórios Tomie Ohtake 

Criado em 2016, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake baseia-se nos pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora, e nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O Prêmio é uma iniciativa idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake e conta com o patrocínio do Grupo Ultra, Ipiranga, Ultracargo, Ultragaz, da Alupar, da Taesa e do Grupo GPS, com a parceria técnica do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz, e é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O quê

Premiação e encerramento do 7° Prêmio Territórios

Quando

09/03/2024

Resgate de identidade cultural caiçara transforma vila de pescadores em território educativo em SC

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.