publicado dia 19/12/2025
Educação Integral em disputa: as 10 reportagens mais lidas do ano
Reportagem: Ingrid Matuoka | Edição: Tory Helena
publicado dia 19/12/2025
Reportagem: Ingrid Matuoka | Edição: Tory Helena
🗒 Resumo: Autoritarismo na gestão educacional, avanço de modelos de privatização, disputas curriculares, políticas públicas nacionais e a memória de educadores que marcaram gerações. As 10 reportagens mais lidas do Centro de Referências em Educação Integral em 2025 mostram como a Educação Integral esteve no centro de debates decisivos para o presente e o futuro da escola pública brasileira.
Ao longo do ano, a Educação Integral ocupou o centro de discussões que vão do trabalho dentro das escolas até o debate público nacional. As reportagens mais lidas do Centro de Referências em Educação Integral revelam não apenas os temas que despertaram maior interesse dos leitores, mas também as preocupações, disputas e esperanças que atravessam o campo educacional no Brasil.
Questões como o afastamento de diretores escolares em São Paulo, denunciado por educadores como um grave retrocesso democrático, e o avanço de propostas de privatização e militarização da gestão de escolas públicas mobilizaram grande atenção.
Os textos evidenciam um cenário de tensão, com impactos diretos sobre a autonomia do trabalho docente e pedagógico, a participação da comunidade escolar e o próprio sentido da Educação pública.
Ao mesmo tempo, temas estruturantes da Educação Integral, como a elaboração de planos de aula alinhados a essa concepção, a construção de matrizes curriculares participativas e a discussão sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), mostraram que há um público atento à qualidade das políticas educacionais e às condições reais de implementação nas redes de ensino.
Entre análises críticas e disputas políticas, também ganharam destaque histórias e iniciativas que inspiram. A trajetória da professora Diva Guimarães, símbolo da luta antirracista na Educação, e o lançamento do Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral reafirmam que, apesar dos desafios, educadores, escolas e territórios seguem criando caminhos potentes para uma Educação pública plural, democrática e comprometida com a justiça social.
Ao menos 25 diretores escolares efetivos da rede municipal de São Paulo (SP) foram afastados pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em maio deste ano. A justificativa seria a participação em “requalificação” promovida pela Secretaria de Educação. Para educadores e especialistas, a medida é autoritária e reduz o debate educacional aos índices de avaliação.
O que propõem as escolas cívico-militares? E o que diz a legislação brasileira e um relatório com denúncias contra esse modelo de escolas? Confira estas e outras informações essenciais sobre o tema.
Um plano de aula criado a partir da concepção de Educação Integral parte da definição da intencionalidade, organização dos conteúdos, escolha de metodologias e planejamento dos registros ao longo do processo. Na reportagem, especialistas detalham essas etapas e defendem que é preciso condições de trabalho para planejar e realizar as atividades.
No final de janeiro, o anúncio de levar gestão privada para escolas públicas consideradas vulneráveis (gestão compartilhada) em São Paulo (SP) preocupou educadores e defensores da Educação pública na capital paulista. Entenda a questão.
Anunciado em 23 de maio, o afastamento de ao menos 25 diretores escolares efetivos da rede municipal de São Paulo (SP) acendeu sinal de alerta entre educadores, especialistas e defensores da Educação Pública. Para a socióloga e educadora Helena Singer, a medida é autoritária e inédita no contexto democrático.
Entre março e setembro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) realizou a Formação Continuada Política de Educação Integral em Tempo Integral. Voltado para as redes municipais, estaduais e distrital de Educação e para os Conselhos de Educação, o curso é ofertado por meio da Secretaria de Educação Básica e visa apoiar a implementação do Programa Escola em Tempo Integral.
As organizações que compõem o Centro de Referências em Educação Integral manifestaram publicamente seu posicionamento frente ao debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Em nota, reafirmam, com base em uma longa tradição pedagógica crítica, o compromisso com uma escola pública que seja plural, democrática, inclusiva e comprometida com a superação das desigualdades históricas do Brasil.
Educadores e gestores escolares de Almirante Tamandaré (PR), São Luís (MA) e Belo Horizonte (MG) compartilharam como construíram a Matriz Curricular na Educação Integral garantindo a participação de todos, a escuta das infâncias e a integração entre todas as dimensões do currículo. A live inaugurou a série do Centro de Referências em Educação Integral no YouTube “Diálogos sobre Educação Integral”.
No dia 11 de janeiro, faleceu em Curitiba (PR) Diva Guimarães, que foi professora por 40 anos e cuja voz tocou milhões de brasileiros após seu discurso durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2017. Conheça sua trajetória.
O Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral reúne 738 práticas pedagógicas e de gestão de redes educacionais e escolas públicas de todo o Brasil, com informações, dados, imagens e vídeos de cada uma delas. Ele foi produzido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Grupo TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conheça a plataforma!
*Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil