publicado dia 29/09/2025
Hora do Intervalo debate as Diretrizes Operacionais da Educação Integral
30/09/2025
publicado dia 29/09/2025
30/09/2025
🗒 Resumo: A Hora do Intervalo de setembro vai receber Claudia Santos, coordenadora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral, e Karla Nascimento, Secretária de Educação de Açailândia (MA) e presidente da Undime Maranhão, para debater as Diretrizes Operacionais da Educação Integral em Tempo Integral e os caminhos para implementá-las nas redes.
As redes de ensino de todo o Brasil têm até o início de fevereiro para revisar e atualizar suas normas em consonância com as Diretrizes Operacionais Nacionais para a Educação Integral em Tempo Integral na Educação Básica.
Leia mais
Elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e publicadas em agosto, as Diretrizes orientam as redes na implantação, acompanhamento e avaliação da Educação Integral em tempo integral.
Elas são voltadas para escolas públicas e privadas, com jornadas mistas ou em tempo integral, com carga horária mínima de 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Em 2024, o Brasil registrou 7,9 milhões de matrículas de tempo integral, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Para apoiar as redes nessa tarefa, a Hora do Intervalo vai receber Claudia Santos, coordenadora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral, e Karla Nascimento, Secretária de Educação de Açailândia (MA) e presidente da Undime Maranhão.
As convidadas vão explicar os principais pontos das Diretrizes, orientar o processo de adequação à nova norma, os principais desafios que podem surgir e os caminhos para resolvê-los.
A live acontece nesta terça-feira, 30 de setembro, das 17h às 18h (horário de Brasília), pelo perfil no Instagram do Centro de Referências em Educação Integral. Mande suas dúvidas no chat!
Claudia Santos é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da UFBA e do Grupo de Pesquisa Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atua na comissão gestora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada e do Observatório Nacional de Educação Integral. Faz parte da equipe de formadores do Programa de Formação para Secretárias de Educação do pelo Programa ETI, junto a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Karla Nascimento é mestra em Planejamento e Desenvolvimento Regional, com foco em Regime de Colaboração Intermunicipal em Educação. Atua como Dirigente Municipal de Educação em Açailândia, no Maranhão, e é professora de Biologia na Rede Estadual desde 2006. É presidente no Maranhão da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), coordenadora administrativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Região dos Açaizais (ADERA) e membra da Rede de Líderes da Fundação Lemann.
Hora do Intervalo - Bate-papo sobre as Diretrizes Operacionais da Educação Integral
30/09/2025 entre 17:00 e 18:00
Perfil do Instagram: @cr.educacaointegral