publicado dia 22/08/2024

Mês do Folclore: conheça 9 obras e materiais para abordar o assunto o ano todo 

Reportagem:

Resumo: Podcasts, sites, jogos, livros e outros conteúdos dão material para professores e estudantes mergulharem no folclore brasileiro o ano todo. Confira a seleção de obras, que evidenciam a proximidade que há entre o folclore, o cotidiano e temas atuais, como racismo, machismo e meio ambiente.

O Brasil elegeu o dia 22 de agosto para celebrar as linguagens, crenças, brincadeiras, músicas, histórias, lendas e outras formas de expressão que compõem o folclore brasileiro.

Leia + Câmara Cascudo: o folclore como ciência do povo

O tema pode render discussões interessantes e atividades divertidas com as turmas não apenas no Mês do Folclore, mas o ano inteiro, porque ele está presente no cotidiano de todos e se relaciona a temas atuais como racismo, machismo, meio ambiente e a diversidade cultural que forma o Brasil. Trata-se de uma rica oportunidade de abordar as identidades e questões sociais na escola, mas que pede alguns cuidados. 

“Não tem problema contar as lendas de Tupã e Iemanjá, mas sempre explicando que eles são deuses cultuados por diferentes religiões. Ouvimos dizer que se é folclore é porque não existe, que é faz de conta. Isso é um equívoco: se está no imaginário e faz parte da nossa cultura, é real e merece respeito”, diz Januária Cristina Alves, jornalista, escritora e pesquisadora da cultura popular brasileira nesta reportagem.

Muito estudo e um repertório amplo sobre o folclore brasileiro também ajudam nesta tarefa. Por isso, o Centro de Referências em Educação Integral preparou uma seleção de obras para mergulhar no assunto e trabalhar dentro e fora da escola o ano todo. Conheça: 

Livro | Abecedário de personagens do folclore brasileiro, de Januária Cristina Alves (Edições Sesc, 2017)

A obra apresenta 141 personagens significativas e recorrentes do folclore brasileiro. Há humanos, bichos e seres fantásticos de diferentes origens, como indígenas, africanas, europeias e asiáticas. Cada personagem é apresentada em forma de verbete ilustrado, que descreve suas características físicas e psicológicas, sua origem e as narrativas em que aparece. 

Livro | Lá detrás daquela serra: quadras e cantigas populares, de Marco Haurélio (Editora Peirópolis, 2013)

Com quadras populares, brincadeiras de roda, cantigas e adivinhas rimadas, o livro do cordelista Marco Haurélio resgata a poesia de sua infância em meio ao sertão baiano.

Livro | Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo (Editora Global, 1954)

Fruto de uma pesquisa de 15 anos do historiador, sociólogo, e folclorista Câmara Cascudo, o livro reúne verbetes sobre superstições, crendices, mitos, danças, lendas, práticas mágicas adotadas e vividas pelo povo brasileiro em seu cotidiano. Seu intuito é mostrar que as expressões culturais no Brasil são múltiplas e estão em constante movimento.

Livro | O saci verdadeiro, de Olívio Jekupé (Panda Books, 2000)

Escrito pelo autor indígena Olívio Jekupé, o livro conta as histórias de Jaxy Jaterê, protetor das florestas e dos seres vivos que nela habitam, que o pequeno Karaí ouviu dos mais velhos. Quando começou a frequentar a escola, descobriu o Saci Pererê. Afinal, qual é o Saci verdadeiro? 

Material | Folclore na Escola – Caderno de Sugestões, por Colecionador de Sacis (2024)

Lançado em agosto de 2024 pelo Colecionador de Sacis, o material gratuito traz 70 páginas de sugestões de atividades em escolas, com possibilidades de adaptação de acordo com as condições materiais e perfis das turmas. A proposta das ações é relacionar o folclore a discussões atuais, como racismo, machismo e redes sociais e tecnologias digitais. 

Jogo | Poranduba – Cartas de Cultura

O jogo de cartas estratégico para 1 a 4 pessoas é virtual e gratuito. A proposta é que as crianças e adolescentes combinem a sabedoria das parteiras, a força dos lobisomens, a ginga dos capoeiristas ou a esperteza dos sacis para vencer cada um dos desafios que se apresentam, enquanto aprendem sobre o folclore brasileiro.

Site | Folclore BR

A plataforma costuma produzir conteúdos e lives para discutir as interfaces do folclore com a cultura pop e os desafios do presente. Há, por exemplo, a cartilha de atividades virtual e gratuita Mascarados do Brasil, que traz festeiros como o palhaço de Folia de Reis e o Curucucu da Cavalhadas de Pirenópolis para apresentar a diversidade estética e cultural do Brasil.

Podcast | Poranduba, de Andriolli Costa

Para contar as histórias fantásticas do folclore brasileiro, o podcast faz dialogar os saberes tradicionais, culturas ancestrais, mitos e lendas, com a cultura pop, a literatura, o cinema e o contemporâneo. Ao longo dos episódios, fica evidente que o folclore não é algo distante, mas faz parte do dia a dia de todos os brasileiros.

Podcast | Pavulagem (Spotify)

A cada episódio, o podcast conta a história de seres misteriosos que habitam a floresta Amazônica, como o Taú, o Patauí e a Macaca Guariba, com a narração de contadores de história da região.

Como trabalhar com o folclore em sala de aula?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.