Mais Educação

O Programa Mais Educação é um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento em Educação e a principal ação indutora para a agenda de educação integral no país. Criado em 2007, no governo Lula, o programa tem como foco a ampliação da jornada escolar e reorganização curricular, visando uma educação integral, com um processo pedagógico que conecta áreas do saber à cidadania, ao meio ambiente, direitos humanos, cultura, artes, saúde e educação econômica.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, o Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como, por exemplo, acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2015, o programa possuía quase 51.440 escolas inscritas, nos 26 estados e Distrito Federal.

Leia as principais notícias do Centro de Referências em Educação Integral sobre o Mais Educação:
Secretarias municipais apontam atraso no repasse de verbas do Mais Educação
Segunda parcela de 2014 do Mais Educação teria começado a ser liberada
MEC promete regularizar atrasos em repasse do Mais Educação para 5 mil escolas
Mais Educação em debate: qual o futuro do programa de educação integral?
Comissão do Senado recomenda que Mais Educação se torne referência para as escolas
Uma em cada cinco escola não recebeu a segunda parcela do Mais Educação, diz FNDE

Acesse também:
Portal da Educação Integral do MEC
Manual operacional da educação integral
Mais Educação e Censo Escolar

Assista também as webconferências do programa.