Programa “Tempo de Escola” de São Bernardo do Campo aproveita variados espaços da cidade

Iniciativa: Programa de Educação Integral de São Bernardo do Campo – Tempo de Escola

Pública ou Privada: Pública

Descrição: Além de ocupar papel de destaque no setor industrial e na cena sindical, o município de São Bernardo do Campo (SP) é nacionalmente conhecido por ter sido parte importante da história do skate no Brasil. Desde a década de 1980, o espaço reúne atletas de diversas localidades para campeonatos da modalidade.

Pensando em aproveitar esses e outros espaços da cidade na discussão de uma educação integral para as crianças do município é que, em 2010, a Secretaria de Educação de São Bernardo implementou o programa de Educação Integral Tempo de Escola em 37 unidades escolares, ampliando o horário de aulas e utilizando espaços locais que tinham potenciais educativos.

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Tempo de Escola/ Créditos: Secretaria de Educação de SBC

Desde o início, o objetivo do programa foi mostrar que os processos de aprendizagem das crianças e  adolescentes do município podem ser intensificados a partir do dos insumos educativos – espaços e pessoas -, presentes na cidade. A Secretaria acredita que a educação se dá também fora dos muros da escola, incluindo as famílias e e os saberes construídos pela população local.

Em 2010, a secretaria passou a firmar parcerias com outras pastas, a fim de construir um projeto de educação que conversasse com as várias políticas públicas do município. As principais alianças se deram com as secretarias de esporte e lazer, cultura e desenvolvimento social e cidadania.

Nesse período, foi possível criar diálogo também com as empresas da região que já possuíam vínculo com algumas das secretarias, mostrando que muitas de suas práticas também poderiam ser incluídas em processos educativos. A articulação da secretaria deu tão certo, que foi possível utilizar até mesmo os espaços ociosos privados da cidade para ações educativas.

Reconhecimento dos educadores sociais

Um dos pilares do programa era a expansão do tempo dos estudantes em contato com a aprendizagem, sem que, para isso, fosse preciso confiná-los durante longos períodos apenas no prédio escolar. O projeto entedia, então, que a colaboração dos espaços já existentes ao redor das escolas seria de extrema importância para alcançar esse objetivo, já que muitos educadores e organizações sociais realizavam de forma exitosa atividades voltadas ao público do projeto.

Tempo de Escola/ Créditos: Secretaria de Educação de SBC

Tempo de Escola/ Crédito: Secretaria de Educação de SBC

Mas, reunir e mapear as diferentes organizações sociais que atuam em um município não foi tarefa fácil. Uma das estratégias da gestão municipal foi lançar um chamamento público no Diário Oficial do município, convocando os movimentos e organizações sociais a participarem do processo de seleção.

Após realizar visitas técnicas e avaliar a infraestrutura dos espaços e a relação que tinham com a comunidade local, foi firmada parceria com nove instituições. Essas entidades colaboram diretamente com as escolas, participam do projeto pedagógico e oferecem oficinas no contraturno das unidades.

Atualmente, são oferecidas oficinas diariamente ou, pelo menos, três vezes na semana com foco em três eixos: corpo e movimento, ludicidade e arte e cultura. A primeira abrange danças populares, balé, capoeira, danças de rua e modalidades esportivas, como o skate, Tae-kwon-do, handebol, natação, entre outros. A segunda área é focada em brincadeiras. E a terceira em formação musical e artes cênicas e plásticas.

A avaliação  Colaborativa

Outro diferencial do programa é o modelo de avaliação, que, desde sua implementação, se dá de forma colaborativa entre as diversas partes integrantes. Para isso, a Secretaria, em parceria com representantes das organizações e movimentos sociais parceiros, pais dos estudantes, professores, funcionários e alunos, elegeu os indicadores que constituiriam o monitoramento e avaliação de processos.

Na avaliação de aprendizagem das crianças e adolescentes, foram estruturados indicadores que iam além do cognitivo, considerando habilidades como respeito e solidariedade. Foi construído, ainda,  um indicador sobre a qualidade do programa, levando-se em consideração a opinião dos diversos públicos envolvidos na proposta.

Início e duração: junho de 2010 até os dias atuais.
Local: São Bernardo do Campo (SP)
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo
Envolvidos e parceiros: Ministério da Educação (MEC), ONGs, Igrejas, Escolas do município,  Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Financiamento: Secretaria de Educação e Mais Educação, por meio do PDDE.

Principais Resultados

Com o programa, a escola pôde interagir mais com a cultura local, ampliando seu currículo por meio das atividades das organizações parceiras. Outra grande conquista do projeto foi o reconhecimento e integração dos saberes da comunidade ao currículo escolar. Com isso, professores passaram a se envolver mais com a comunidade, admitindo em suas aulas que a construção acadêmica fosse associada aos saberes e cultura local.

Embora ainda esteja em processo de construção, a Secretaria de Educação entende que outro resultado positivo foi a articulação entre as diversas secretarias, objetivando, assim, que a educação integral de dê como uma política efetivamente intersetorial no município.

Materiais e Publicações

Veja aqui publicação sobre o Tempo de Escola.

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23 COMENTÁRIOS

  1. marilene da silva cabral disse:

    como trabalhar nesse projeto sou professora de educação física e estou interessada a fazer parte dessa equipe . Marilene

    • Ana Luiza Basílio disse:

      Marilene, bom dia!

      Para ter acesso a esse tipo de informação, sugerimos que entre em contato com a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, que é responsável pelo projeto. PABX: (11) 4336 7777.

      Agradecemos o seu contato!

      Equipe do Centro de Referências em Educação Integral

  2. ROSELENE ALVES TEIXEIRA disse:

    A partir do momento que a escola começa dialogar com a comunidade e passa a ter troca de saberes entre a comunidade e o currículo escolar ocorre um enriquecimento da cultura local e todos passam ganhar com esse resultado.Trabalho como coordenadora da Educação Integral desde 2009 e percebo que temos que apropriar de todos os espaços possíveis e fazer parcerias sempre que conseguirmos para que assim possamos trazer a comunidade para dentro da escola.

  3. leila disse:

    ola meufilho participa e ganhou a primeira medalha este ano estamos muitoorgulhos disso parabens giovanne e toda equipe

  4. claudirene rosa caetano de souza disse:

    sou professora de educação infantil e gostaria de fazer parte deste grupo como faço pra poder participar obrigado

  5. gostaria de saber se vai ter tempo de escola no céu Regina Rocco bloco2 minha filha esta no 5ºano e trabalho preciso muito de uma vaga pra ela não ficar só na parte da tarde, por favor me respondam obrigada

    • Juliana Sada disse:

      Olá, Denilza,

      sugerimos que você entre em contato com a secretaria de educação da cidade para confirmar a vaga.

      Atenciosamente,
      Equipe do Centro de Referências em Educação Integral

  6. ALLINE CRISTIANE SIMOES disse:

    BOM DIA

    COMO FAÇO PARA INSCREVER O MEU FILHO NO TEMPO DE ESCOLA

    • Juliana Sada disse:

      Olá, Alline,

      para saber sobre vagas e inscrições, entre em contato com a secretaria de educação do município.

      Atenciosamente,
      Equipe do Centro de Referências em Educação Integral

  7. Carolina Soares da Silva disse:

    Olá, sou Carolina, trabalhei no projeto tempo de escola desde 2010 pela associação Riacho Grande, gostaria muito de saber como anda o processo de volta dos trabalhos , pois gostaria muito de retornar as atividades pela EMEB Jose Ibiapino onde pude realizar vários trabalhos com as crianças de lá. sinto muito falta gostaria de resposta.
    Obrigado pela atenção
    Carolina

    • Dafne Melo disse:

      Prezada Carolina,

      Para ter acesso a esse tipo de informação, sugerimos que entre em contato com a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, que é responsável pelo projeto. PABX: (11) 4336 7777.

      Agradecemos o seu contato!

      Equipe do Centro de Referências em Educação Integral

  8. MARIA DALVA BARBOSA TOLENTINO disse:

    Olá sou estudante de pedagogia estou no primeiro semestre e estou apaixonada pela pedagogia, acho muito importante esse tipo de projeto, a educação brasileira precisa de iniciativas assim toda escola deveria ser de tempo integral, só assim diminuiria a desigualdade social. Queria muito poder fazer algo para ajudar aqui na minha cidade Mauá -SP.

  9. Michely de Cacia Diógenes Ribeiro disse:

    Olá sou estudante de pedagogia estou no primeiro semestre e estou apaixonada pela pedagogia, acho muito importante esse tipo de projeto, a educação brasileira precisa de iniciativas assim toda escola deveria ser de tempo integral, só assim diminuiria a desigualdade social. Queria muito poder fazer algo para ajudar aqui na minha cidade de Imperatriz – MA., e assim contribuir com a educação dos meus filhos e outras crianças, sabemos que o abandono escolar não dá nenhum respaldo futuro para esta crianças, quando vejo um projeto de tamanha importância da vontade de pular e abraçar uma causa tão importe para o futuro de nossas gerações.

  10. jeniffer cristina da silva vieira disse:

    gostaria de trabalhar como agente de apoio

  11. Olá boa noite gostaria de saber como se inscrever, pois meu filho tem problema de pulmão e o médico MW sugeriu natação mas no momento não posso pagar.

    Me de respostas

    Obrigado

    • Dafne Melo disse:

      Cara Maria,

      Para saber mais sobre este programa divulgado na matéria, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo:
      Av. Wallace Simonsen, 222 – B. Nova Petrópolis – PABX: (11) 4336 7777

      Att,
      Equipe do Centro de Referências em Educaçãp Integral

  12. Elaine santos da costa disse:

    Quero trabalhar nesse projeto como Fasso

  13. Luciana disse:

    Parece que a escola não está envolvida em nada no projeto, pelo menos a escola do meu filho. A secretária não sabe de nada, nem como funciona. Se ligamos lá, mandam para a Secretaria da Educação, Inclusive me informaram, que a escola não se responsabiliza pelo aluno nesse período…

  14. Luciana disse:

    Bom dia, por favor alguém sabe me dizer qual a instuição responsavel pelo Programa Tempo de Escola ? Porque pelo que teem me informado é uma parceria entre escola, ONG (sabe Deus qual) e Secretaria da Educação. Porém nem a escola, nem a Secretaria da Educação sabem de nada, se responsabilizam por nada…. Preciso saber informações de como inscrever meu filho, mas há dias não acho o responsável… 984605474

  15. Bruna disse:

    Como faço para trabalhar no tempo de escola?

  16. James GABRIÉL Moreira. disse:

    Eu James Gabriél Moreira, sou professor de matemática, tenho interesse, em trabalhar na escola de período integral, tenho diversos projetos na área de matemática para desenvolver o raciocínio lógico em matemática.
    por favor me orientar o que fazer para atuar em uma dessas escolas.