Oficina do Saber: Cidade Saudável, Cidade Educadora transformou escolas de Sorocaba

Iniciativa: Oficina do Saber
Pública ou Privada: Pública

Divulgação

Divulgação

Descrição: O Oficina do Saber é o Programa de educação em tempo integral do município de Sorocaba, cidade do interior paulista, destinado a crianças de 7 a 10 anos do Ciclo I (de 1ª a 4ª séries) das escolas municipais de ensino fundamental, com o objetivo de melhorar os índices de aprendizagem. Embora dialogue na lógica e turno e contraturno, a secretaria avançou muito nas relações entre as unidades escolares e os equipamentos da região.

O programa teve início em 2007, com a implantação da educação em tempo integral em sete unidades escolares. Em 2012, o programa estava presente em 31 escolas, atendendo cerca de 6500 alunos.

O programa é desenvolvido em três eixos que têm como propósito fortalecer a relação educação-cidade: aprender na cidade, aprender com a cidade e aprender a cidade. Já o currículo é dividido por áreas de saber, como atividades de linguagem, lógica e leitura; atividades de percepções artísticas e estéticas; corporeidade/movimento; atividades de desenvolvimento social e atividades complementares.

Para que os diversos locais do município se tornem também espaços educativos, o Oficinas do Saber desenvolveu uma proposta pedagógica que envolve toda a cidade, a partir de projetos como o Roteiro Educador, que conta com parcerias de parques, teatros, mercados municipais, entre outros. Há, ainda, atividades de pedagogia empreendedora,  do Amigos do Zippy, do Clube da Escola, de Musicalização e de Alfabetização e Letramento em Rede. Todas as oficinas, atividades e programas são articulados pela secretaria com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em uma cultura colaborativa e na intersecção da escola com a comunidade. Para apoiar os professores, a secretaria também desenvolveu um programa de formação continuada, no qual são discutidos os mais variados temas e questões da Educação Integral. E, para o gestor, há o Sistema de Gestão Integrada que facilita o acesso à oferta de programas e planejamento das atividades.

Em cada escola, o programa conta com diretor, vice-diretor, orientador pedagógico, professores e educador comunitário. Este último, por sua vez, possui uma equipe formada por auxiliares, estagiários, professores e oficineiros que o apoiam a estabelecer uma ponte entre o currículo regular e as atividades diferenciadas.

Desde 2006, Sorocaba passou a fazer parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, rede internacional que reúne cidades com experiências semelhantes para troca de informações e aprendizado colaborativo. Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também reconheceu Sorocaba como uma cidade educadora.

Para o sucesso do programa, a Secretaria estabeleceu variadas parcerias, compreendendo a cidade como uma extensão da sala de aula. Entre elas, o Parque das Águas e Kasato Maru, o Teatro São Rafael, o Mercado Municipal e as Casas do Cidadão. Também fazem parte: o Mosteiro de São Bento, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara Municipal), Zoológico “Quinzinho de Barros” e Pelourinho, pontos importantes da região.

Quando as oficinas acontecem em espaços comunitários, a cidade disponibilizou ônibus para as travessias e em todas as rotas, há sinalização específica. Também foi desenvolvido trabalho com os pais, para discutir e apresentar normas de segurança e o porquê do deslocamento das crianças.

Início e duração: 2007
Local: Município de Sorocaba, região no Sul do estado de São Paulo.
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba
Principais Resultados: Com o programa, Sorocaba atingiu melhora Significativa no Índice da Educação Básica (IDEB), superando a meta proposta para o município para 2011 ainda em 2009. No Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), o município aumentou significativamente o percentual de alunos com aprendizagem adequada e avançada, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Matemática.

Evolução de Sorocaba no Saresp em matemática

Evolução de Sorocaba no Saresp em matemática

sorocaba 2

E evolução do município em Língua Portuguesa de acordo com o Saresp.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Materiais e Publicações:

Contato: Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Telefone: (15) 3238 2200

E-mail: sedu@sorocaba.sp.gov.br

Site: www.educacao.sorocaba.sp.gov.br

Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

24 COMENTÁRIOS

  1. patricia disse:

    MEU FILHO ESTA SEM ESTUDAR POIS PRECISO TRABALHAR PARA PAGAR ALUGUEL E LE TEM QUE FICAR EM UMA ESCOLA INTEGRAL ,MAS NÃO CONSEGUIR VAGA EM UMA QUE TEM PERTO DE CASA ELE TEM OITO ANIS E ESTA FORA DA ESVOLA POR FALTA DE VAGA, PRECISO MUUUUUUUUUITO DE UMA VAGA. O QUE FAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Julia Dietrich disse:

      Patrícia,
      é bastante importante matricular seu filho. Se você morar em Sorocaba, sugerimos que entre em contato com a secretaria de educação: (15) 3238 2200.
      Qualquer coisa, nos procure novamente.
      Abraços da equipe do Centro de Referências.

  2. Elaine disse:

    Boa Tarde!
    eu gostaria de colocar a minha filha no ensino integral mais não consigo como proceder?

  3. Estou aqui pedindo socorro meu filho tem 7 anos, e trabalho das 8 da manhã as 5 da tarde e ele não tem com que ficar vivo faltando. O serviço para ficar com ele. Ou deixo ele com uma vizinha e quando ela pode.
    Ta difícil minha situação quem poder me ajudar eu agradeço.

    Obs. :nunca tem vaga.

    Att

    Fernanda.

    • Juliana Sada disse:

      Olá, Fernanda,

      sugerimos que você entre em contato com a Defensoria Pública no seu estado, que pode te auxiliar a conseguir uma vaga.

      Atenciosamente,
      Equipe Centro de Referências em Educação Integral

  4. Estou aqui pedindo socorro meu filho tem 7 anos, e trabalho das 8 da manhã as 5 da tarde e ele não tem com que ficar vivo faltando. O serviço para ficar com ele. Ou deixo ele com uma vizinha e quando ela pode.
    Ta difícil minha situação quem poder me ajudar eu agradeço.

    Obs. :nunca tem vaga.

    Att

    Fernanda.

  5. Daniela Lima disse:

    Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida, este projeto faz processos seletivos para trabalhar em qualquer unidade da oficina do saber em Sorocaba? Pois estou muito interessada nesta área, se sim, poderia me passar as informações para me candidatar? Obrigada e espero não incomodar

  6. Maria Regina Sebastião dos Santos. disse:

    Gostaria de parabenizá-los.
    Sou da Cidade de Bonito MS,trabalho eu uma escola da área rural e nesse ano vamos implantar tempo integral.Vamos ser a primeira escola do município a adotar período integral.
    A expectativa é muito grande,muito medo e ansiedade,mas vamos acreditar que vai dar certo.
    Adorei ler as informações postas por vocês,gostei muito de ver que tem apoio .Oficina do Saber.Muito legal.
    Gostaria muito de conhecer o trabalho de vocês para ter um norte.
    Sucesso.

  7. Boa noite,
    Eu gostaria de saber como posso trabalhar com vocês, eu sou formada em pedagogia desde junho de 2014.
    Obrigada.

  8. Marcela Nunes da Silva disse:

    Gostei muito desse projeto, gostaria muito de trabalhar como estagiária, como faço?

  9. Maria Aparecida disse:

    Bom dia

    Moro em Sorocaba-Jd Simus – tenho um filho de 8 anos e gostaria de saber como faço para matricular ele na Oficina do saber ?

    Ele é muito esperto e inteligente esta na escola pública , mora só eu e ele e ficar numa escola integral e aprender coisas novas vai ser muito bom pra ele !

    espero uma resposta

  10. É muito interesante e legal. Eu estudo no avelino leite de camargo estou no 4º ano D. sou da sala da professora maria regina. ela é muito elegante e todo dia está alegre. eu amo ela, ela é muito divertida eu sou filha da debora manicure. muito obrigado pela atenção!!!

  11. Joelma campos 22@gmail. com disse:

    Como faço para conseguir vaga para meu filho em de 7 anos

  12. adriana alamino disse:

    Gostaria de saber qual perfil
    de criança pode ser matrícula na escola Oficina do Saber…. tenho um filha de 6anos ela poderia tá freguentando a escola? Obrigada

    • Dafne Melo disse:

      Cara Adriana,
      Recomendamos que você entre em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba, responsável pela Oficina do Saber, por meio dos contatos no final da matéria.

      Abraço,
      Equipe do Centro de Referências em Educação Integral

  13. Renata Proença disse:

    Isso era um diferencial e fazia da nossa educação municipal um modelo a se seguir pelos demais municípios mas a Oficina do Saber está se extinguindo desde 2013… Não se abrem mais vagas desde então, faltam atividades para as crianças e também faltam profissionais.
    O Ensino de Sorocaba perdeu qualidade! Faltam professores e a troca de docente durante o ano letivo é muito comum, já que existem muitos profissionais contratados e não efetivos.