Oficina do Saber: Cidade Saudável, Cidade Educadora transformou escolas de Sorocaba

Publicado dia 23/08/2013

Iniciativa: Oficina do Saber
Pública ou Privada: Pública

Divulgação

Divulgação

Descrição: O Oficina do Saber é o Programa de educação em tempo integral do município de Sorocaba, cidade do interior paulista, destinado a crianças de 7 a 10 anos do Ciclo I (de 1ª a 4ª séries) das escolas municipais de ensino fundamental, com o objetivo de melhorar os índices de aprendizagem. Embora dialogue na lógica e turno e contraturno, a secretaria avançou muito nas relações entre as unidades escolares e os equipamentos da região.

O programa teve início em 2007, com a implantação da educação em tempo integral em sete unidades escolares. Em 2012, o programa estava presente em 31 escolas, atendendo cerca de 6500 alunos.

O programa é desenvolvido em três eixos que têm como propósito fortalecer a relação educação-cidade: aprender na cidade, aprender com a cidade e aprender a cidade. Já o currículo é dividido por áreas de saber, como atividades de linguagem, lógica e leitura; atividades de percepções artísticas e estéticas; corporeidade/movimento; atividades de desenvolvimento social e atividades complementares.

Para que os diversos locais do município se tornem também espaços educativos, o Oficinas do Saber desenvolveu uma proposta pedagógica que envolve toda a cidade, a partir de projetos como o Roteiro Educador, que conta com parcerias de parques, teatros, mercados municipais, entre outros. Há, ainda, atividades de pedagogia empreendedora,  do Amigos do Zippy, do Clube da Escola, de Musicalização e de Alfabetização e Letramento em Rede. Todas as oficinas, atividades e programas são articulados pela secretaria com o intuito de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em uma cultura colaborativa e na intersecção da escola com a comunidade. Para apoiar os professores, a secretaria também desenvolveu um programa de formação continuada, no qual são discutidos os mais variados temas e questões da Educação Integral. E, para o gestor, há o Sistema de Gestão Integrada que facilita o acesso à oferta de programas e planejamento das atividades.

Em cada escola, o programa conta com diretor, vice-diretor, orientador pedagógico, professores e educador comunitário. Este último, por sua vez, possui uma equipe formada por auxiliares, estagiários, professores e oficineiros que o apoiam a estabelecer uma ponte entre o currículo regular e as atividades diferenciadas.

Desde 2006, Sorocaba passou a fazer parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, rede internacional que reúne cidades com experiências semelhantes para troca de informações e aprendizado colaborativo. Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também reconheceu Sorocaba como uma cidade educadora.

Para o sucesso do programa, a Secretaria estabeleceu variadas parcerias, compreendendo a cidade como uma extensão da sala de aula. Entre elas, o Parque das Águas e Kasato Maru, o Teatro São Rafael, o Mercado Municipal e as Casas do Cidadão. Também fazem parte: o Mosteiro de São Bento, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara Municipal), Zoológico “Quinzinho de Barros” e Pelourinho, pontos importantes da região.

Quando as oficinas acontecem em espaços comunitários, a cidade disponibilizou ônibus para as travessias e em todas as rotas, há sinalização específica. Também foi desenvolvido trabalho com os pais, para discutir e apresentar normas de segurança e o porquê do deslocamento das crianças.

Início e duração: 2007
Local: Município de Sorocaba, região no Sul do estado de São Paulo.
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba
Principais Resultados: Com o programa, Sorocaba atingiu melhora Significativa no Índice da Educação Básica (IDEB), superando a meta proposta para o município para 2011 ainda em 2009. No Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), o município aumentou significativamente o percentual de alunos com aprendizagem adequada e avançada, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Matemática.

Evolução de Sorocaba no Saresp em matemática

Evolução de Sorocaba no Saresp em matemática

sorocaba 2

E evolução do município em Língua Portuguesa de acordo com o Saresp.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Materiais e Publicações:

Contato: Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Telefone: (15) 3238 2200

E-mail: sedu@sorocaba.sp.gov.br

Site: www.educacao.sorocaba.sp.gov.br