publicado dia 09/10/2014

O que você está ensinando ao mundo?

por

A provocação vem do simpático Kid President, de apenas 11 anos, que prossegue:

Não importa quem você é, alguém está aprendendo com você. Todo mundo é um professor e todo mundo é um estudante. Procure o incrível. Professores veem coisas. Eles veem quando você está correndo no corredor, veem quando você está passando cola, mas também veem a pessoa que todos nós podemos nos tornar um dia. Um escritor ou um palestrante ou Martin Luther King. (…) O que você vai ensinar ao mundo? Faça isso. Vamos fazer alguma história. Juntos. Porque é matemática simples: juntos fazemos mais barulho. (…) Temos que tornar o mundo incrível! 

kid president vert

Foto: Reprodução YouTube

Esta mensagem a professores e alunos é apenas uma das que o garoto postou no YouTube e fez enorme sucesso. Sob o codinome de Kid President (ou presidente criança, em português) e de maneira despretensiosa, Robby Novak conquistou milhões de internautas com sua mensagem inspiradora, desafiadora e divertida. A motivação de Kid President para fazer os vídeos é simples: tornar o mundo mais incrível. Quem pode ser contra isto?

Pep talks

A mensagem de Kid President vem por meio das “pep talks”, ou seja, por falas animadoras. Em seus vídeos, o garoto americano pede que crianças e adultos se esforcem para fazer o mundo menos chato. Para fazer isso, o pequeno fenômeno recomenda: “Trate todo mundo como se fosse o seu aniversário”.

O seu vídeo mais famoso, “A Pep Talk from Kid President to You” (Uma animada do Kid President para você), foi visto por quase 34 milhões de pessoas. A provocação vem logo no início: “Chato é fácil. Todo mundo pode ser chato”, e é seguida de um encorajamento: “você é melhor do que isso”.

Impossível resistir ao persistente chamado para mudar a realidade trazido por Kid President, cujo discurso fala do reconhecimento da importância de valorizar a pessoa integralmente e promover encontros pautados pelo respeito à diversidade. “O que você vai fazer para tornar o mundo incrível? Nada se você continuar sentado aí! É por isso que estou falando com você hoje.” O olhar singelo de uma criança se traduz numa fala recorrente em seus vídeos: “é dever de todo mundo dar ao mundo uma razão para dançar”.

Em outro de seus vídeos populares, Kid President lista 20 coisas que deveríamos dizer com mais frequência. As dicas vão desde os tradicionais “obrigado” e “com licença” até os difíceis “eu não sei” e “te perdoo”. Como não poderia deixar de ser, Kid President recheia a lista com frases irreverentes e inusitadas. Entre elas:

“Tem molho barbecue na minha camisa também. Antes de falar alguma coisa sobre o molho barbecue na camisa de alguém, dê uma olhada na sua própria camisa”

“Fale às pessoas que elas são incríveis”

“Meu time nem sempre é o melhor time”

“Alguma coisa legal! Qualquer coisa. Se você não consegue pensar em nada legal para dizer, você não está se esforçando o suficiente.”

O garoto por trás do personagem

Há pouco mais de dois anos publicando vídeos no YouTube, Robb Novak conta com a parceria de seu cunhado, Brad Montague, que teve a ideia de registrar a personalidade divertida e animadora do garoto. Após o sucesso dos vídeos entre a família, decidiram publicar no YouTube em meados de 2012.

O sucesso foi tanto que agora a dupla vai estrear um programa na televisão, em um canal infantil. O sucesso também levou Kid President a conhecer o presidente americano e gravar um programa com ele. Barack Obama não deixou de perguntar sobre como ele concilia a escola com suas atividades como Kid President. “Hmmm Muito bem!”, respondeu sem jeito o garoto.

Um olhar atento aos vídeos revela uma situação peculiar do garoto. Portador de osteogenese, uma deficiência genética que torna seus ossos quebradiços, Robb aparece frequentemente com gessos e talas. Desde o nascimento, já foram 70 ossos quebrados e 13 cirurgias. No entanto, o assunto raramente aparece nos vídeos. Em entrevista à CBS, Robby declarou: “Eu não quero me preocupar com isto. Eu quero que todo mundo saiba que eu não sou aquela criança que quebra muito. Eu sou só uma criança que quer se divertir”.

E se as crianças fizessem um dicionário?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.