publicado dia 06/03/2015
Seminário reúne escola e comunidade para discutir São Paulo como cidade educadora
Reportagem: Da Redação
publicado dia 06/03/2015
Reportagem: Da Redação
Em parceria com o Portal Aprendiz
“Que este seja um espaço de articulação, de construção de novas possibilidades de ação coletiva reunindo escolas, educadores, agentes socioambientais com toda diversidade que representam”. Foi assim que a socióloga Helena Singer, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, deu início hoje (6/3) às atividades do Seminário Comunidade e Escola: Semeando uma Cidade Educadora, realizado em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPaz), e apoio do Centro de Referências em Educação Integral e do Portal Aprendiz.
A programação que teve como objetivo reunir não apenas educadores, mas estudantes de diferentes regiões da cidade de São Paulo foi estruturada em diferentes formatos: os participantes poderão escolher entre vivências de educação socioambiental no Parque do Ibirapuera, onde se localiza a UMAPaz e debates entre educadores que constroem exemplos para tornar a capital paulista uma cidade educadora.
Para a diretora do departamento de educação ambiental (DEA) Ana Valcarcel, a atividade dialoga diretamente com a proposta de desenvolver polos de educação ambiental nas diferentes regiões da cidade, uma das metas da Prefeitura de São Paulo. “Queremos que os territórios historicamente marginalizados da política socioambiental possam liderar essa construção”, explica, lembrando, porém, das inúmeras iniciativas locais desenvolvidas na perspectiva.
Leia todas as matérias da série “Semeando a Cidade Educadora”, produzida pelo Centro de Referências em Educação Integral e Portal Aprendiz:
“Precisamos escutar as crianças para recriar as relações entre escolas e comunidades”
“Precisamos construir uma escola que faça pensar”
Em São Paulo, escolas municipais do Butantã ganham espaço para pensar conduta sustentável
“Os espaços educativos precisam ter intencionalidade sustentável”
Muito além da educação ambiental
Aos 80 anos, Dona Lurdes é a memória viva da zona sul paulistana
Falta d’água: Crianças devem ser prioridade durante a crise hídrica
Dedoverde aposta na agroecologia e na reciclagem para envolver escola e comunidade
Maison de L’enfance: autonomia em diálogo com percurso de aprendizagem