publicado dia 19/11/2024
Seminário Educação Integral em Debate 2024 discute desafios e contribuições da Educação Integral
Reportagem: Da Redação
publicado dia 19/11/2024
Reportagem: Da Redação
🗒️Resumo: Especialistas, educadores e pesquisadores analisam políticas de Educação Integral e ampliação do tempo na escola no Seminário Educação Integral em Debate 2024. O encontro virtual será no dia 22/11 e contará com transmissão ao vivo no YouTube do Canal Futura.
Como organizar a formação dos professores para atuar em escolas de tempo integral? Quais devem ser os tempos, espaços e recursos para uma Educação Integral de qualidade? Como fazer a Educação Integral Inclusiva? Como escolas e redes já estão atuando na perspectiva da Educação Integral e em tempo integral?
Seminário Educação Integral em Debate 2024
Quando: 22/11/2024 das 9h às 17h (horário de Brasília)
Onde: YouTube do Futura
Para discutir os principais temas que mobilizam a Educação Integral no Brasil e visibilizar experiências de escolas públicas, o Seminário Educação Integral em Debate 2024 acontece no dia 22 de novembro.
Leia + “A Educação Integral é profundamente comprometida com o enfrentamento às desigualdades”
Com mesas de discussões programadas para acontecer das 9h às 17h (horário de Brasília), o evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Futura no YouTube e emissão de certificados para participantes. Além disso, o evento será uma oportunidade para educadores, gestores e estudantes interagirem com especialistas e conhecerem práticas inspiradoras que promovem a equidade e a inclusão nas escolas.
Na ocasião, professores, especialistas e estudantes vão conversar sobre práticas pedagógicas, infraestrutura, formação de professores, relação com a comunidade, intersetorialidade e Educação Inclusiva na Educação Integral.
Confira entrevistas com as mediadoras das mesas e assista ao evento na íntegra a seguir.
“A Educação Integral é profundamente comprometida com o enfrentamento às desigualdades” | Entrevista com Natacha Costa, diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz.
“O professor da Educação Integral deseja que todo mundo aprenda” | Entrevista com Tereza Perez, diretora-presidente da Roda Educativa.
“Políticas setorizadas não dão conta de todas as necessidades das comunidades” | Entrevista com Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka.
“Na Educação Integral, a escola precisa favorecer relação com a natureza e vivência coletiva” | Entrevista com Beatriz Goulart, arquiteta e especialista do Centro de Referências em Educação Integral.
“Flexibilização curricular planeja o currículo para todos e para cada um” | Entrevista com Maria Antonia Goulart, assessora de Educação Sesc Senac Rio de Janeiro.
Natacha Costa, da Cidade Escola Aprendiz, afirma que a Educação Integral é central para a efetivação do direito à Educação no país. Assim, as discussões presentes no Seminário Educação Integral em Debate ajudam a concretizar e aproximar a Educação Integral do cotidiano de escolas e redes públicas de ensino.
“A escola não pode atuar de forma isolada; é imprescindível que esteja integrada a uma rede ampla, composta pelos equipamentos do território, organizações comunitárias, famílias e pelo sistema de garantia de direitos, em uma abordagem intersetorial. Com isso, essa rede é capaz de apoiar o desenvolvimento integral dos sujeitos e a garantia dos seus direitos”, explica Natacha.
Gestor do Centro de Referências em Educação Integral, Fernando Mendes ressalta que a Educação Integral e as políticas de tempo integral nas escolas precisam ser orientadas pela busca da equidade.
“A ampliação do tempo na escola exige um olhar comprometido com a equidade, garantindo que essa expansão não resulte na criação de ilhas de excelência dentro das redes, o que poderia aprofundar as desigualdades existentes. A Educação Integral é para todas as pessoas”, destaca.
O Educação Integral em Debate é realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral, Cidade Escola Aprendiz, Canal Futura, Avante, Ashoka, British Council, Cenpec, Fundação Vale, Fundação Santillana, Flacso, Instituto Alana, Itaú Social, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, Roda Educativa, Oi Futuro e Unicef.
Mesa de Abertura – 9h às 9h30 | Educação Integral no Brasil: desafios e contribuições desta agenda para a efetivação da equidade
Palestrantes: Anna Helena Altenfelder (Cenpec), Fernando Mendes (Centro de Referências em Educação Integral), Maria Thereza Marcílio (Avante), Pilar Lacerda (Conselho Nacional de Educação) e Sônia Dias (Itaú Social).
Mediação: Natacha Costa (Cidade Escola Aprendiz).
Mesa 1 – 9h30 às 11h | Formação docente e dos profissionais da educação: a formação na perspectiva da Educação Integral
Palestrantes: Angela Maria Carneiro Silva (Parauapebas/PA) Daniel Puig (Universidade Federal do Sul da Bahia), Maria Vânia Melo Lima (Parauapebas/PA) e Natane Sousa (Instituto Rodrigo Mendes).
Mediação: Tereza Perez (Roda Educativa).
Mesa 2 – 11h às 12h30 | Educação integral: Relação escola-comunidade e intersetorialidade
Palestrantes: Fred Amâncio (Secretário de Educação do Recife), Glaucia Vieira (Escola Municipal Polo de Educação Integrada de BH), Luis César Silva (Jovem Transformador Ashoka) e Monica Pinto (Unicef).
Mediação: Helena Singer (Ashoka).
Mesa 3 – 14h às 15h30 | Infraestrutura: tempos, espaço e recursos para a Educação Integral com equidade
Palestrantes: Miriam Abramovay (Flacso), Paula Mendonça (Instituto Alana) e Rachel Trajber (Cemaden Educação).
Mediação: Beatriz Goulart (Centro de Referências em Educação Integral).
Mesa 4 – 15h30 às 17h | Educação Integral Inclusiva: flexibilização curricular
Palestrantes: Amanda da Paixão Montenegro (Diretora da escola Sesc de Nova Iguaçu), Beatriz Benedito (Instituto Alana) e Rodrigo Hübner Mendes (Instituto Rodrigo Mendes).
Mediação: Maria Antônia Goulart (Sesc e Senac RJ).