publicado dia 24/01/2023

Painel de Indicadores da Educação Especial apoia a formulação de políticas públicas

Reportagem:

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com Instituto Unibanco e apoio do Todos pela Educação, do Centro Lemann de Sobral e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançou o Painel de Indicadores da Educação Especial. On-line e gratuita, a ferramenta está disponível no Portal DIVERSA.

Leia + Librando: o jogo que ensina Libras e promove a inclusão

O objetivo é instrumentalizar gestores na criação de políticas públicas baseadas em dados e evidências, auxiliar nas ações de advocacy e facilitar o acesso a dados seguros e de qualidade sobre a educação de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ ou com altas habilidades/ superdotação. 

Você sabe o que é o anticapacitismo e sua importância para a educação?

“Esse conjunto de dados é essencial para entender a realidade da educação especial, monitorar quanto ela vem avançando, o que demanda aprimoramento e estar atento contra retrocessos”, sintetiza Karolyne Ferreira, analista de advocacy do Instituto Rodrigo Mendes.

O Painel mostra, por exemplo, o aumento de 47% em 2007 para 88,4% em 2021 do número de matrículas de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns – uma conquista histórica para os direitos de todos e todas.

Por outro lado, apenas 5,5% dos professores regentes possuem formação em educação inclusiva, a falta de acessibilidade nas escolas é expressiva – 29% delas não possuem qualquer recurso de acessibilidade – e chama a atenção a alta taxa de distorção idade-série dos estudantes público-alvo da Educação Especial: em 2021 a taxa foi de 36,6%, enquanto o total de estudantes da educação básica no mesmo período foi de 7,7%. 

“É importante que eles tenham essa formação e a escola seja inteiramente acessível porque a inclusão não acontece só no momento da matrícula, mas depende de práticas pedagógicas, dos profissionais que estão na escola, dos espaços, para se sustentar”, explica Karolyne.

Professor promove inclusão ensinando robótica para crianças com deficiência

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.