publicado dia 23/01/2017
O que é educação integral para você? Confira o resultado do concurso cultural!
Reportagem: Da Redação
publicado dia 23/01/2017
Reportagem: Da Redação
O que é educação integral para você? Essa foi a pergunta que lançamos aos nossos leitores no final de 2016. Após avaliar nossa página, cada participante respondeu à questão. As três melhores respostas foram premiadas. Confira abaixo os primeiros colocados e também outras definições bem avaliadas por nossa equipe!
#1. Educação integral é aquela na qual o aluno aprende e constrói a escola ao mesmo tempo; é nesse sistema que ele vai ter oportunidade de projetar o seu futuro e elaborar uma escola digna, acessível e transparente para a sociedade. É na educação integral que a educação convencional e o lúdico se encontram, reconstruindo uma escola que estará pronta para atender as necessidades da nossa sociedade! (Helber, Caucaia-CE)
Confira os prêmios. Os vencedores serão informados por e-mail e receberão os livros pelo correio.
1º lugar Prêmio: Kit Práticas Pedagógicas para a Educação Integral + Volta ao mundo em 13 escolas: sinais do futuro no presente, do Coletivo Educ-ação.
2º lugar: Livros Volta ao mundo em 13 escolas: sinais do futuro no presente, do Coletivo Educ-ação + Escolas em Rede, da Cidade Escola Aprendiz.
3º lugar: Volta ao mundo em 13 escolas: sinais do futuro no presente, do Coletivo Educ-ação.
#2. É o aprendizado que se conquista além dos muros da escola, que nos permite ensinar e aprender com nossas próprias experiências e com todos os envolvidos em nossa comunidade do saber. Na educação integral “alargamos” o tempo e estreitamos as relações entre os atores sociais e espaços de aprendizagem, desenvolvendo, assim, todas as nossas potencialidades humanas. (Briane, Santana-AP)
#3. Educação com valor
A educação que integra
constrói, não limita.
desenvolve, não tolhe
Se abre às divergências, não impõe verdades.
Aceita as diferenças, não distorce a realidade.
Agrega, não segrega.
A educação que é integral não se encerra em conceitos,
promove leituras e rupturas, desengessa, humaniza…
Liberta! (Erika, Santo André-SP)
Veja outras respostas que também ofereceram visões importantes sobre a educação integral:
É formar para a vida. É propiciar não apenas o conhecimento científico, a ampliação dos saberes, mas também a formação de cidadãos críticos, éticos, que respeitem as diversidades e possam atuar por um mundo melhor. (Karine, Tubarão – SC)
É uma educação que respeita a autonomia do aluno para que ele construa a sua própria identidade, formando um sujeito pensante e atuante, formador de valores e dono de suas escolhas. (Maria Rosa, São Paulo – SP)
É o processo de formação humana e social de forma integrada que promove e proporciona o desenvolvimento de aprendizagens diversas e necessárias à emancipação do sujeito. É a vida em movimento com emoção, alegria e prazer. (Rejane, Currais Novos – RN)
A escola de educação e tempo integral busca a alegria da convivência, a criatividade e a felicidade da descoberta científica e cultural. Sendo traduzida por projetos políticos e pedagógicos de maneira coletiva e de interesse comunitário. A educação integral contempla de forma holística os sujeitos, os saberes, os tempos e os espaços dentro ou fora da escola. Articulando o objeto do conhecimento de forma global e proporcionando dessa forma, atividades significativas e dinâmicas às crianças e jovens. O tempo não determina a educação integral, porém, ele deve favorecer a emancipação dos atores envolvidos nas práticas pedagógicas e no direito de todos aprenderem mais, tanto os alunos quanto os professores, educadores sociais e profissionais da educação. (Márcia, Santos-SP)
É uma educação real, que sobretudo entende o ser humano enquanto ser multidimensional, dotado de múltiplas inteligências e detentor de uma subjetividade única. A educação integral é o futuro que precisa urgentemente virar presente no Brasil. (Carla, Macapá – AP)
É aquela que atende os alunos em todas as suas necessidades, não apenas preocupada com os conteúdos programáticos, mas também com o bem estar da criança. É aquela que aproxima as famílias no cotidiano da criança em sua vida escolar. Não está nunca pronta, mas sempre em desenvolvimento. Faz uso das reflexões e respeita os direitos de aprendizagem do aluno. Trata-se de uma Educação que compreende o sujeito em sua totalidade e para tanto deve considerar em sua prática educativa os sujeitos, tempos, espaços e conhecimentos oriundos de universos que perpassam os conteúdos “formais”, dialogando com eles de maneira multicultural e interdisciplinar. (Cidine, Piracaia – SP)
Educação integral não é somente estar na escola… É muito mais que isso, é pertencer à escola, é fazer parte, é acreditar no movimento escolar, é viver o dia a a dia, errar e aprender, se desculpar e ensinar, amar e sorrir. Para nós, que há dois anos estamos atendendo os alunos(as) em tempo integral, estamos possibilitando a formação humana, propiciando o bem estar de cada um que faz parte da nossa escola, eliminando preconceitos, sendo solidários, o que atualmente é difícil, em uma sociedade que se diz igualitária, mas ainda discrimina. Educação integral é perceber que cada um de nós pode fazer a diferença social, emocional e educacional. (Simone, Urussanga – SC)
É aquela que considera a inteireza, nas palavras de nosso maior cientista Paulo Freire. É aquela que volta para as potencialidades do ser humano, reconhece as fraquezas e as entende como desafiadoras. É aquela que modifica, toca no cotidiano das pessoas, independente de seus papéis sociais e, enfim, revela a escritura da complexidade de nossas vidas. (Aline, Belo Horizonte – MG)