publicado dia 07/10/2013

Mais de 14 mil escolas foram selecionadas a participar do Mais Cultura nas Escolas

por

O programa Mais Cultura nas Escolas contemplará cinco mil escolas de todas as regiões do país, com recursos em torno de R$ 20 mil, via Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE), com o objetivo de aumentar a circulação de cultura nas escolas do Mais Educação e do Ensino Médio Inovador.

A proposta visa contribuir para educação integral das crianças e adolescentes das escolas públicas, a partir da qualificação das ações nos campos das artes nas escolas.

Cada escola deverá articular um ou mais projetos que poderão acontecer dentro da unidade ou na comunidade em um período de seis meses a um ano. Os projetos deverão ser pensados e executados pelas escolas em parceria com organizações, entidades ou artistas.

A iniciativa é dos ministérios da Educação, da Cultura e do Desenvolvimento Social e o investimento em 2013 será de R$ 100 milhões.

De acordo com os dados da secretaria de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC), 26,9 mil escolas fizeram inscrição e, destas, 14,3 mil unidades preencheram os requisitos e estão aptas a participar da seleção. Do total de escolas habilitadas, 13,6 mil são da educação em tempo integral, 675 do ensino médio inovador, e 251 unidades têm educação integral e ensino médio inovador.

Destas unidades, 67% têm estudantes de famílias que recebem o Bolsa Família.

As propostas serão avaliadas por pesquisadores de universidades públicas e homologadas por uma comissão interministerial, reunindo o Minc, o MEC e o MDS. Os projetos contemplados deverão acontecer em 2014.

Os recursos serão repartidos via PDDE, de acordo com o número de matrículas registradas no último censo escolar.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC

Mais Educação: escolas atraentes e com maior participação estudantil