6° Prêmio Territórios Tomie Ohtake

publicado dia 30/08/2022

Livro “Direção para os novos espaços e tempos da escola” ajuda a repensar a educação

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O livro “Direção para os novos espaços e tempos da escola“, com organização de Roberta Panico e Tereza Perez, da Fundação Santillana e da Editora Moderna em parceria com a Comunidade Educativa (CEDAC) é lançado no momento em que a escola sente os impactos da pandemia de covid-19, repensa o seu funcionamento e dialoga com a importância da formação continuada de gestores no Brasil.

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Dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021 mostram que 89,5% desses profissionais têm formação superior, mas apenas 1 em cada 10 possui curso de formação continuada em gestão escolar, com no mínimo 80 horas.

A obra busca apoiar equipes escolares na revisão de tradições que vêm se repetindo e que antes da crise sanitária já revelavam processos de ensino ultrapassados, focados em explicações e repetições. Aborda o desafio de organizar a escola em novas bases, experimentando práticas mais ativas, dialógicas e colaborativas, além de propor a reflexão sobre os caminhos para uma escola mais democrática e inclusiva.

Direção para os novos espaços e tempos da escola” e a série de podcast Na Escola – que complementa a obra – estão disponíveis para download gratuito. Os episódios, porém, podem ser ouvidos de forma independente da obra.

“Organizamos os capítulos a partir de três eixos:  aprofundamento conceitual, análise dos contextos das escolas e planejamento de ações para as mudanças que se fazem necessárias no cenário atual da educação. É uma abordagem que alia teoria e prática para apoiar a atuação do(a) gestor(a) na promoção da reviravolta que precisamos fazer na escola”, afirma Tereza Perez, diretora-presidente da CE CEDAC e uma das organizadoras do livro. “É fundamental reconhecer o potencial desse profissional na liderança da comunidade escolar e na implementação das políticas na escola”.

Direção para os novos espaços e tempos da escola tem seis capítulos estruturados de forma propositiva que promovem a reflexão e dão subsídios para a atuação dos diretores e suas equipes para melhorar as condições institucionais num contexto de intensas transformações sociais. Os textos tratam do papel desse profissional na garantia de direitos a todos os estudantes, e aborda temas que atravessam a escola contemporânea: respeito à diversidade, educação inclusiva e o uso qualificado dos recursos digitais.

Também são apresentados exemplos inspiradores elaborados com base em situações reais sobre a importância da convivência e do reconhecimento dos estudantes nas diferentes atividades artísticas, culturais e esportivas. O livro ainda discute espaços e tempo na aprendizagem e oportunidades educacionais existentes na comunidade onde a escola está.

Durante a leitura, o leitor é convidado de forma prática a refletir sobre o papel da gestora e do gestor escolar com foco na equidade. São apresentadas perguntas indutoras de reflexão, sugestões de materiais adicionais sobre os diversos temas abordados, trilhas de ações e passos a passos, além de roteiros de trabalho e de observação – muitos deles disponíveis para download grátis.

“O período de pandemia da covid-19 forçou escolas e profissionais da educação a se adequarem a um novo momento, que exige novos formatos de ensino e de relação com a comunidade escolar. Também acelerou mudanças necessárias, como o uso mais frequente de tecnologia no dia a dia e uma estrutura adequada ao ensino híbrido. Sabemos que cada estado do país conta com desafios específicos de sua região e, por isso, é fundamental apoiar os profissionais de direção para que estejam melhor preparados para os novos tempos da escola. Temos grande satisfação em colaborar com uma obra que se propõe a contribuir para que nessa jornada todos nossos estudantes sejam incluídos”, afirma André Lázaro, Diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana.

Para Ivan Aguirra, diretor de Marketing e Serviços Educacionais da Editora Moderna, as escolas têm hoje o desafio de se organizar em novas bases, experimentando práticas que dialoguem melhor com a realidade dos alunos, dos profissionais da educação e da comunidade na qual está inserida. “É por meio da reflexão sobre a prática que traçamos novos caminhos para uma escola mais democrática e inclusiva. Neste livro, diretores e lideranças escolares terão um norte para promover novos projetos e processos, à luz de todo o aprendizado que tivemos nos últimos anos”, afirma Ivan.

Os temas abordados no livro ganham vida e voz com Na Escola – Um Podcast para Diretoras e Diretores, projeto criado pela Comunidade Educativa CEDAC em parceria com a Moderna e a Fundação Santillana. São sete episódios que apresentam conversas com especialistas e líderes com diferentes pontos de vista, experiências e práticas.

Leitura recomendada para diretoras e diretores escolares, formadores de gestores, estudantes de Pedagogia e estudiosos da área de Educação, o livro é uma referência para pesquisa e obtenção de informações conceituais e práticas. A obra pode ser acessada no link  –  o download do arquivo é gratuito na versão Epub e PDF. Serão distribuídos 68 mil exemplares impressos para diretores e diretoras escolares em todo o país.

A obra dá sequência a uma série de publicações voltadas para a formação do gestor escolar feitas em parceria por CE CEDAC, Editora Moderna e Fundação Santillana. Antes de Direção Escolar, vieram Diálogo Escola e Família: parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens (2019); BNCC – a Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica (2018); Projeto Político Pedagógico – Orientações para o gestor escolar entender, criar E revisar o PPP (2016); e O que revela o espaço escolar? um livro para diretores de escola (2013), todos disponíveis para download gratuito no site da Fundação Santillana.

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