publicado dia 19/11/2015

Governo propõe suspender reorganização por 10 dias, se estudantes desocuparem escolas

por

O governo do estado de São Paulo anunciou, na tarde desta quinta-feira (19/11), que aceita suspender por 10 dias o processo de reorganização escolar – que inclui o fechamento de 94 escolas públicas para 2016. A decisão, no entanto, está condicionada a duas exigências: que os estudantes desocupem as escolas e que as unidades da rede se reúnam, debatam e apresentem propostas alternativas à Secretaria até o fim do ano.

O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Herman Voorwald, em audiência de reconciliação com sindicatos, professores e estudantes.

O objetivo da gestão Alckmin é fechar 94 colégios e unificar por ciclos a rede pública estadual. Assim, todas as escolas devem ter apenas estudantes ou do fundamental I, ou do fundamental II, ou do ensino médio. As medidas afetam 311 mil alunos.

Suspensões

O fechamento de duas escolas – em Piracicaba e em Santos – já havia sido suspenso pela Justiça. O movimento, que ocupou mais de 60 escolas, segundo estimativas dos próprios manifestantes, tem conquistado amplo apoio popular.

Uma campanha de doação de aulas feita pelas redes sociais, por exemplo, angariou mais de mil propostas em menos de oito horas. Pela internet, familiares e apoiadores também se organizam para apoiar os estudantes e movimentos sociais que acampavam dentro de escolas. A Fernão Dias, em Pinheiros, e a E. E. Diadema, já estavam ocupadas há 10 dias.

Resposta 

A página Não Feche Minha Escola, que tem atuado no apoio e divulgação das ocupações e conta com quase 60 mil seguidores, se pronunciou sobre o anúncio e pediu que os estudantes não se desmobilizem:

“Fomos surpreendidos agora a tarde com uma notícia da Folha de São Paulo anunciando que o projeto de desorganização escolar de Alckmin estaria suspenso. Essa medida, mesmo que parcial, pois suspende o projeto por apenas alguns dias, já demonstra a força de nossa mobilização.

Não podemos baixar a guarda. Todas as ocupações devem ser mantidas e novas escolas devem ser ocupadas! Ocupar muitas escolas! Fazer manifestações de rua até que o projeto caia por inteiro! Não confiamos nem um pouco no Governador Alckmin e em seu Secretário Hermann!

Agora é hora de ampliar a nossa mobilização e ir até o fim contra esse projeto absurdo de fechamento das escolas e de desmonte da educação em São Paulo!”.

Em São Paulo, ocupações de escolas se fortalecem com o apoio da comunidade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.