publicado dia 08/09/2014
“Educação integral aponta para uma nova cultura escolar”
Reportagem: Ana Luiza Basílio
publicado dia 08/09/2014
Reportagem: Ana Luiza Basílio
A educação integral e os desafios de sua implementação pelas escolas foi tema de discussão no programa Revista CBN, veiculado no último sábado, 6 de setembro. Participaram do debate Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz, e Beatriz Goulart, arquiteta, urbanista e coordenadora do Cenários Pedagógicos.
Leia +: Desvendado o PNE: aumento do tempo na escola não basta, é preciso repensar o modelo
Para Natacha, a educação em tempo integral deve se basear na perspectiva da educação integral, que amplia e diversifica as oportunidades de aprendizagem para além daquelas tradicionalmente ofertadas pelas escolas. A especialista entende que a discussão, que aponta uma tensão entre os diferentes modelos escolares, acontece por conta da própria configuração da sociedade, que tem mais acesso ao conhecimento e informações.
“É preciso repensar esse molde escolar, a partir da integração de novos agentes e da maior participação de alunos e professores como mediadores dos processos educativos.” Natacha aponta a necessidade de uma nova cultura escolar, regulamentada por leis que ancorem a atuação do professor, e questões de infraestrutura e financiamento.
Já Beatriz Goulart reforça que é necessário questionar a escola que se tem hoje, tendo em vista o tempo que esses alunos estarão envolvidos com práticas educativas. A urbanista aponta que esta discussão toma como base experiências do Bairro-escola, da Escola Integrada de Belo Horizonte e do próprio Mais Educação, e recai não só para as instituições de ensino, mas também para as famílias, comunidades e demais atores envolvidos no processo educativo.
Leia +: Pesquisadora relata desafios na ampliação da jornada escolar na Argentina
Além disto, a urbanista aborda a importância das escolas desenvolverem seus currículos a partir dos contextos em que estão inseridas e de realizarem a autoavaliação como maneira de entender se o percurso pedagógico implementado dialoga com as crianças, professores, gestores e comunidade do entorno.
Ouça o debate na íntegra: Alunos também precisam avaliar a escola e educação que recebem.