publicado dia 04/12/2013

Comissão de Educação traz experiências pedagógicas exitosas à Câmara dos Deputados

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Na última terça-feira (3/12), a Comissão de Educação trouxe à  Câmara dos Deputados representantes de escolas e organizações sociais de 11 cidades brasileiras, que se destacaram por suas experiências pedagógicas.  O projeto faz parte do Observatório da Educação, que tem como objetivo reunir iniciativas de ensino-aprendizagem que tenham gerado bons frutos e que, futuramente, possam servir de referência para novas políticas públicas educacionais.

O colegiado responsável pelo Observatório realizou neste ano 13 seminários regionais para coletar dados sobre as experiências escolares. Dentre os destaques, está um dos projetos do  Grupo AfroReaggae, do Rio de Janeiro, que tem contribuído com o diagnóstico local a partir da aplicação de um questionário de risco social em famílias de comunidades como Vigário Geral e Complexo do Alemão. Após a coleta das perguntas – relacionadas a saúde, educação, direitos sociais, renda e habitação – o coletivo realiza o acompanhamento e desenvolvimento das famílias para garantir a frequência escolar de crianças e  jovens e acesso a novas oportunidades. Segundo o representante do AfroReggae, Danilo Gonçalves, em 2012, os índices sociais das famílias atendidas saltou para 54,4%.

Ao norte do país, em São Luís (MA), projeto que usa a neurociência para desenvolver a cognição de crianças de 2 a 12 anos vem fazendo a diferença na aprendizagem de estudantes, com  materiais didáticos  e atividades aplicadas duas vezes por semana.  O projeto também conseguiu reduzir os índices de criminalidade das escolas com a medida.

Plano Nacional de Educação

Para Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), se o governo federal aumentasse os recursos destinados para a área, poderiam existir mais projetos semelhantes. Cleuza defendeu  a aprovação da proposta de Plano Nacional de Educação, que estabelece as diretrizes para o setor nos próximos dez anos, além de fixar um padrão mínimo de verbas para a área. O texto do novo PNE foi aprovado na última quarta-feira (27/11), na Comissão de Educação do Senado Federal e, agora, aguarda aprovação no plenário da casa.

As informações são do Portal Câmara Notícias

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