publicado dia 10/02/2026
3 cursos sobre intersetorialidade e Educação para fortalecer sua formação
Reportagem: Da Redação
publicado dia 10/02/2026
Reportagem: Da Redação
🗒️Resumo: Dirigidos para profissionais da gestão escolar, gestores públicos e articulares, cursos gratuitos sobre intersetorialidade e Educação oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) estão com inscrições abertas.
Você sabe o que é intersetorialidade? Conhece sua conexão com a Educação? Quer entender como criar e fortalecer redes intersetoriais no seu território?
Leia Mais
A Secretaria de de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para três cursos autoinstrucionais sobre Intersetorialidade e Educação. As formações são gratuitas, online e oferecem certificado de participação digital.
A intersetorialidade é um dos conceitos fundamentais para concretizar a Educação Integral, reconhecendo a necessidade da atuação conjunta de toda a sociedade para garantir o desenvolvimento integral.
A Educação Integral pressupõe o desenvolvimento de todas as dimensões das crianças e adolescentes: social, cultural, física, cultural, política e cognitiva. Para tanto, é preciso ampliar os tempos, espaços, linguagens e agentes que atuam na Educação, o que demanda sair da escola e envolver a comunidade, território e a cultura nos processos de ensino e aprendizagem, para que ela seja contextualizada e tenha sentido.

Dirigidos para profissionais da gestão escolar, gestores públicos e articulares, cursos gratuitos do MEC estão com inscrições abertas.
Crédito: Agência Brasil
Além de um curso introdutório, há outro sobre a temática desenhado para gestores públicos e também uma formação específica para gestores escolares.
Dividido em três módulos, o Introdução à Intersetorialidade na Educação é autoinstrucional, tem carga horária de 20 horas e conta com leitura obrigatória e questionário avaliativo. O conteúdo fica disponível por 40 dias a partir da matrícula e precisa ser concluído nesse prazo. Para obter o certificado digital, é preciso alcançar 60 pontos nas atividades avaliativas.
Já Intersetorialidade com a Educação: Gestor Público é dirigido para profissionais envolvidos com a gestão pública e aborda o papel estratégico do diagnóstico e mapeamento territorial. Os cursistas também poderão aprender estratégias para superar a fragmentação das políticas públicas e conhecer instrumentos que fortalecem a colaboração entre municípios. O curso também é autoinstrucional, dividido em três módulos e possui carga horária de 30 horas.
Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e professores podem acessar o curso Intersetorialidade com a Educação: Gestor Escolar. O objetivo é aprofundar o entendimento e a aplicação da intersetorialidade no contexto educacional. Entre os conteúdos, o curso explora os conceitos de território, comunidade e sua relação com a gestão escolar. Além disso, aborda a identificação e articulação de redes no território escolar. A formação também é autoinstrucional e possui carga horária de 35 horas.
🔎Saiba Mais
Cursos de intersetorialidade da SASE/ MEC