publicado dia 18/09/2013
2º Seminário de Educação como Desenvolvimento Local apresenta propostas à sociedade
Reportagem: Julia Dietrich
publicado dia 18/09/2013
Reportagem: Julia Dietrich
Organizado por pesquisadores e lideranças paulistanas, o seminário “Educação como Desenvolvimento Local”, realizado no dia 30 de agosto no campus leste da Universidade de São Paulo (USP Leste), após 12 mesas temáticas de discussão, produziu uma série de propostas que serão encaminhadas a organizações da cidade e à gestão pública do município.
A atividade reuniu mais de 200 participantes, incluindo professores, estudantes, gestores escolares, pesquisadores e equipes de organizações da sociedade civil para pensar como a educação se relaciona com a agenda de desenvolvimento local.
Para além de um espaço de discussão, o encontro teve como objetivo envolver a comunidade na busca por soluções e orientações ao poder público e à própria população para repensar o território de modo que este tenha como base uma agenda educativa.
Entre as indicações, os presentes defenderam um “programa consistente de construções e reformas escolares articulado entre os três níveis de governo priorizando educação infantil e educação superior.”
Em entrevista ao Portal Aprendiz, o professor da Faculdade de Educação da USP e um dos organizadores do seminário, Elie Ghanem, explicou que as propostas serão apresentadas ao poder público, “como um sinal de que aqui foram debatidas e produzidas ideias e proposições para o desenvolvimento da zona leste. É uma perspectiva que me parece adequada a uma ideia de democracia”.
Acesse todas as propostas aqui: