07/11/2016 Por que falar de gênero na escola? Tentativa de vereador de barrar “Semana de Gênero” em escola de São Paulo mostra como o tema carece de debate e está fundamentado em preconceitos.
24/10/2016 A PEC 241 significa a “morte” do Plano Nacional de Educação? Em artigo, Nelson Cardoso do Amaral analisa a diminuição de recursos para a educação em decorrência da PEC 241 e seus impactos na efetivação do PNE.
24/10/2016 Artigo: É preciso uma aldeia inteira Confira artigo de Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, sobre a importância da responsabilização coletiva pela aprendizagem de crianças e adolescentes.
24/10/2016 Uma escola onde a criança tem vez, voz e a família por perto A Emei Nelson Mandela privilegia o protagonismo infantil e incentiva as crianças a opinarem sobre o que querem fazer e aprender.
21/10/2016 Artigo: “Escolas de luta”, um antídoto contra a barbárie Em tempos de Escola sem Partido, “Escolas de luta” é um antídoto contra a barbárie e exige um exercício de escuta em relação aos estudantes.
21/10/2016 Para gostar de ler: literatura infantil Ao longo das décadas, literatura infantil se diversificou tanto em termos de narrativas como de formatos; confira o especial do Nexo Jornal.
21/10/2016 SIEI 2016: “Ou garantimos os direitos civis, políticos, sociais, ou não garantimos a cidadania” As historiadoras Heloísa Starling e Lilia Schwarcz abriram o Seminário Internacional de Educação Integral (Siei) falando sobre como os direitos são vistos ao longa da formação histórica brasileira.
17/10/2016 PEC 241 pode tirar 24 bilhões por ano da educação, aponta estudo Estimativa foi feita pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) da Câmara dos Deputados; relatório está em fase final de elaboração.
17/10/2016 Projeto organiza “caronas a pé” para estudantes irem e voltarem da escola Projeto “Carona a Pé – caminhando juntos até a escola” organiza crianças e adultos e cria alternativas educadoras e sustentáveis para a cidade.