01/02/2021 A represa como quintal: como o projeto Navegando nas Artes estreita relação entre crianças e natureza Conheça o projeto Navegando nas Artes, que leva crianças, jovens e adultos para conhecer potências e vulnerabilidades da represa Billings (SP) em um barco à vela
26/01/2021 ‘Eu sou marujinho’: o olhar das crianças nas tradições populares Na Marujada de Bragança, no Pará, meninos e meninas criam vínculos de carinho e respeito com os mais velhos, numa tradição que atravessa gerações
20/01/2021 No Chão da Escola: desafios e aprendizagens no ensino remoto e presencial Muito foram os desafios para a escola, família e estudantes no contexto da pandemia. Mas o que pudemos aprender com essa experiência?
11/01/2021 Coletivo Masculinidade Quebrada leva discussão de gênero para meninos de escolas públicas de SP Projeto realiza encontros e debates sobre masculinidade em escolas públicas do Grajaú, bairro da região sul de São Paulo.
04/01/2021 Mudar o nome da escola: um processo participativo de reescrita da História EMEF Infante Dom Henrique, em São Paulo (SP), busca caminhos para trocar o nome da escola pelo da escritora Carolina Maria de Jesus
17/12/2020 A escola pós-pandemia que as juventudes almejam As reivindicações para a escola pós-pandemia retomam em grande parte questões que já despontavam entre 2015 e 2016, na chamada primavera secundarista
24/11/2020 Qual escola nos instrumentaliza para evitar e lidar com novas crises? A conexão entre os problemas do mundo e a escola são a chave para formar gerações capazes de buscar soluções para questões que afligem seus territórios
16/11/2020 14 livros para conversar sobre política com as crianças Introduzir o tema durante a infância a partir da literatura pode contribuir com a formação de cidadãos críticos e mais engajados
09/11/2020 No lugar da volta, a reviravolta da escola Não há para onde voltar, pois a vida segue e a educação já não é a mesma. Esta é uma oportunidade de uma reviravolta da escola