publicado dia 05/12/2013

TEDx Fundação Telefônica reúne histórias de transformação

por

O Teatro Vivo, em São Paulo, foi palco de um desfile de histórias nesta quinta-feira, 5 de dezembro. O destaque ficou por conta de seus protagonistas que narraram experiências de transformação a partir do uso da tecnologia como ferramenta social. O Tedx foi realizado para brindar os 14 anos de atuação da Fundação Telefônica no Brasil, em várias frentes e, resumir a partir de algumas iniciativas, o apoio concedido a mais de 550 mil pessoas.

Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica no Brasil, contou que a ideia do evento nasceu o ano passado. “Estávamos pensando como mostrar o trabalho que vínhamos desenvolvendo nessas localidades, e vimos que tínhamos pessoas, histórias de vida que se transformaram e nos sensibilizam”.

A partir de um trabalho que envolveu muita pesquisa e entrevistas, foram selecionadas 32 iniciativas dentro das temáticas educação e aprendizagem, infância e adolescência, inovação social e voluntariado. Dentre as escolhidas, oito foram apresentadas durante o Tedx. Juntas às demais, elas deram origem ao livro Histórias de Transformação, que está disponível para download.

Conheça as oito histórias em destaque:

1. Mônica de Almeida
A história de transformação da ativista socioambiental se passa na comunidade Cidade Maior, a 50 quilômetros do centro de Santarém (PA). A partir do envolvimento em projetos locais, Mônica contribuiu com a inclusão digital e comunicação local.

2. Zilda da Silva
Participante do projeto Nossa Barra Funda, vinculado ao Programa de Voluntariado Telefônica, Zilda tem uma história de articulação e mobilização em prol de ações sustentáveis desde 2005.

3. Antônio Lima
O Procurador do Ministério Público do Trabalho se destaca na preservação dos direitos das crianças e adolescentes, sobretudo daqueles envolvidos com o trabalho infantil. Uma de suas atuações se dá pelo Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).

4. Luiz César Madureira
O educador social tem uma trajetória no município de Diadema, na Grande São Paulo, junto à ACER Brasil (Associação de Apoio à Criança em Risco), onde desenvolve um trabalho para resgatar a autoestima e os direitos de crianças envolvidas com o trabalho infantil.

5. Sônia Bertocchi
A história da educadora com a tecnologia teve início na década de 90, mais precisamente no Dia das Mães de 1996, quando ganhou um modem de seus filhos. O universo digital começou a fazer parte de sua vida e de suas aulas de português nas escolas privadas e públicas em que lecionava.

6. Ana Dantas
A professora universitária  de Florianópolis (SC) se voltou para a questão da manutenção dos bancos de sangue do local e, juntamente aos seus alunos, criou um projeto que tem entre as ações o desenvolvimento de um aplicativo para mobilizar mais doadores.

7. Marjorie Nunes
A educadora de Porto Alegre (RS) promoveu um intercâmbio cultural entre seus alunos e demais núcleos de tecnologia da Secretaria Estadual de Educação, a partir do uso e da divulgação de uma comunidade virtual.

8. Paulo Henrique Gonçalves
O diretor de tecnologia da Telefônica Vivo instituiu entre o Voluntariado a participação junto à ONG Teto, nas chamadas ações de team building, em que os voluntários se envolvem na construção de moradias de emergência para as comunidades.

(Conheça outras iniciativas por meio do canal Histórias de Transformação).

TEDx reúne 10 especialistas para falar sobre novas formas de educar

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.