Leia mais 08/08/2017 Como o brincar com a natureza estimula o desenvolvimento das crianças A escola deve estimular brincadeiras com diferentes elementos da natureza para favorecer o imaginário infantil
Leia mais 05/06/2017 Quatro estratégias de ensino para promover a leitura Na corrida para fazer com que os alunos leiam bem, é fácil cair no equívoco de tratar a leitura como um procedimento e não como a experiência complexa que é
Leia mais 31/05/2017 Como trabalhar com bonecos para uma abordagem pedagógica multicultural e inclusiva Brincar com bonecos que representam a diversidade humana favorece atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças desde a primeira infância
Leia mais 15/05/2017 Como ensinar para um grupo de alunos com habilidades distintas? O método de ensino baseado na “diferenciação” pode ajudar os professores a atender todas as diferentes habilidades das crianças de uma mesma sala de aula
Leia mais 03/04/2017 Como estimular que os estudantes criem suas próprias perguntas? Aprender a fazer boas perguntas é chave para o processo de aprendizagem das crianças e jovens. Estimular que criem suas próprias perguntas é um caminho para construção do pensamento crítico e desenvolvimento dos estudantes.
Leia mais 16/10/2016 Como trabalhar com o folclore em sala de aula? A escola deve considerar saberes diversos do território e da cultura popular, dos professores, alunos, familiares e de quem mais possa contribuir com o processo educativo.
Leia mais 06/07/2016 Como iniciar uma proposta de atividade na perspectiva interdisciplinar? Os primeiros movimentos interdisciplinares exigem a leitura e compreensão sobre os aspectos históricos do bairro onde se localiza a escola; a formação da comunidade; a história de vida dos gestores, discentes, docentes e funcionários.
Leia mais 16/10/2015 Por que integrar o brincar ao processo educativo das crianças? Para especialistas, o brincar é um direito da criança e, visto desta maneira, precisa ser garantido de maneira livre e espontânea, para que a própria criança exercite sua imaginação e criatividade.
Leia mais 16/04/2015 Como trabalhar com telenovelas na escola? Para especialistas, o vínculo com a ficção, a presença da verossimilhança e da ancoragem no real são alguns dos ganchos possíveis para professores discutirem as obras com seus estudantes.