Leia mais 16/10/2016 Como trabalhar com o folclore em sala de aula? A escola deve considerar saberes diversos do território e da cultura popular, dos professores, alunos, familiares e de quem mais possa contribuir com o processo educativo.
Leia mais 06/07/2016 Como iniciar uma proposta de atividade na perspectiva interdisciplinar? Os primeiros movimentos interdisciplinares exigem a leitura e compreensão sobre os aspectos históricos do bairro onde se localiza a escola; a formação da comunidade; a história de vida dos gestores, discentes, docentes e funcionários.
Leia mais 16/10/2015 Por que integrar o brincar ao processo educativo das crianças? Para especialistas, o brincar é um direito da criança e, visto desta maneira, precisa ser garantido de maneira livre e espontânea, para que a própria criança exercite sua imaginação e criatividade.
Leia mais 16/04/2015 Como trabalhar com telenovelas na escola? Para especialistas, o vínculo com a ficção, a presença da verossimilhança e da ancoragem no real são alguns dos ganchos possíveis para professores discutirem as obras com seus estudantes.
Leia mais 11/04/2015 Como articular as famílias e a comunidade local ao projeto educativo da escola? Veja caminhos para fortalecer a integração da escola com o território no qual está inserida, visando maior participação das famílias na construção e execução do seu projeto político-pedagógico.
Leia mais 08/04/2015 Por que aprender e educar no território? Entre as diversas mudanças necessárias para que a educação seja de fato integral, destaca-se a necessidade de utilizar o território como espaço permanente de aprendizagem.
Leia mais 16/03/2015 Como aproveitar o potencial educativo do futebol? O potencial educativo do futebol diz respeito não apenas à prática esportiva mas a sua relação com as áreas do conhecimento e questões da sociedade.
Leia mais 15/03/2015 Como integrar e utilizar o potencial educativo das praças? Por ser um local agregador de variadas tribos, grupos e pessoas, a praça permite a descoberta e resgate da memória, história e cultura locais, tornando-se importante potencial educativo.
Leia mais 12/02/2015 Como iniciar práticas educomunicadoras no ambiente escolar? Entenda o papel dos diferentes agentes da comunidade escolar na construção de ambientes mais inclusivos, diversos e centrados na aprendizagem dos estudantes.