Publicado dia 11/11/2013

Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.

Ou seja, o conceito diz da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico.

Saiba + Metodologia: Como iniciar uma proposta na perspectiva interdisciplinar?

Segundo o site Conceito.de, o termo foi empreendido pela primeira vez em 1937 pelo sociólogo alemão Louis Wirth, que respondia à ideia de que disciplinas podem estar interligadas a partir de relações previamente definidas em um processo dinâmico para solucionar ou responder uma questão ou investigação.

Interdisciplinaridade no Brasil

No Brasil, o conceito passou a fazer parte do cenário educacional do país, a partir da  Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 5.692/71 e mais fortemente com a nova LDB Nº 9.394/96 e a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, influenciando o trabalho das escolas e dos professores para compreender o processo de ensino e aprendizagem como sistêmico e não como uma abordagem ou leitura estanque de conceitos e teorias.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.