A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.
Ou seja, o conceito diz da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico.
Saiba + Metodologia: Como iniciar uma proposta na perspectiva interdisciplinar?
Segundo o site Conceito.de, o termo foi empreendido pela primeira vez em 1937 pelo sociólogo alemão Louis Wirth, que respondia à ideia de que disciplinas podem estar interligadas a partir de relações previamente definidas em um processo dinâmico para solucionar ou responder uma questão ou investigação.
Interdisciplinaridade no Brasil
No Brasil, o conceito passou a fazer parte do cenário educacional do país, a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 5.692/71 e mais fortemente com a nova LDB Nº 9.394/96 e a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, influenciando o trabalho das escolas e dos professores para compreender o processo de ensino e aprendizagem como sistêmico e não como uma abordagem ou leitura estanque de conceitos e teorias.
Saiba +
Conceito de interdisciplinaridade – O que é, Definição e Significado
+ Revista Interdisciplinaridade, PUC-SP, São Paulo, Volume 1, número 0, p.01-83, Out, 2010. Publicação do Grupo de Estudos Pesquisas em Interdisciplinaridade (Gepi).
+ Interdisciplinaridade no ambiente escolar
+ A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino-aprendizagem