publicado dia 24/04/2023

Hora do Intervalo vai debater os ataques às escolas e como promover uma cultura de paz

28/04/2023

A edição de Abril da live Hora do Intervalo vai refletir sobre o contexto em que os ataques às escolas acontecem e os caminhos mais efetivos para lidar com a questão e garantir a segurança de professoras(es), estudantes e funcionários, sem passar por medidas repressivas às escolas.

Leia + Na contramão de medidas repressivas, escolas abrem diálogo sobre violência extrema

O debate vai acontecer no Dia da Educação, em 28 de abril, a partir das 16h (horário de Brasília), pelo perfil no Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral).

A proposta é analisar como se deu o crescimento da violência extrema contra escolas nos últimos anos, quais padrões se repetem entre os casos e a ligação entre eles e o extremismo de direita, bem como avaliar por que ações repressivas não resolvem a raiz do problema – e qual seria ela no contexto do nosso país.

Também vamos compartilhar a experiência de como uma escola pública lidou com o medo de sua comunidade e a pressão por medidas de segurança, sem propor a presença de polícia na unidade ou catracas e detectores de metais.

Quem vai participar?

Para discutir os temas, vamos receber Catarina de Almeida Santos, pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação e uma das coordenadoras da Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação.

O outro convidado é Carlos Eduardo Fernandes Junior (Cadú), coordenador pedagógico da EMEF Espaço de Bitita – Infante Dom Henrique, em São Paulo (SP). É pedagogo e arte-educador, mestre em Artes e doutorando, e também atua como pesquisador da formação de professores no Brasil e assessor educacional.

Para participar do debate, basta acessar o Instagram do CR no dia do evento e mandar suas perguntas para os(as) especialistas pelo chat. Esperamos por você!

Assista à live na íntegra:

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre violência nas escolas

Quando

28/04/2023 entre 16:00 e 17:00

Onde

Perfil do Instagram: @cr.educacaointegral

3 perguntas para Lola Aronovich sobre ataques às escolas e masculinidades

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.