publicado dia 06/12/2013

SP: Observatório Popular de Direitos é lançado na periferia da Zona Sul no dia 20/12

De 20/12/2013 até 22/09/2016

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

No dia 20 de dezembro, o CEU Cantos do Amanhecer, na Zona Sul de São Paulo (SP) será palco do lançamento do Observatório Popular de Direitos, plataforma virtual que tem como intuito monitorar, acompanhar e propôr políticas sociais nos territórios de alta vulnerabilidade da capital paulista. O evento será gratuito e acontecerá às 15h, com a presença de organizações e moradores da região.

Observatório Popular de Direitos Humanos

Um espaço de construção permanente entre o poder público -municipal, estadual e federal -, universidades e movimentos populares, para encontrar saídas para as questões fundamentais que marcam o cotidiano da Periferia da Cidade. Entre os temas a serem discutidos estarão o genocídio da juventude pobre e periférica, o extermínio da população indígena e a criminalização da cultura de matriz africana.

O Observatório Popular de Direitos foi construído a partir da parceria de movimentos populares da periferia da zona sul de São Paulo com a prefeitura de SP, com o objetivo de fortalecer espaços  que fomentem a participação coletiva. Além disso, o ambiente digital busca criar um canal de diálogo entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a Coordenadoria da Juventude e os militantes de movimentos populares que reivindicam por mais políticas públicas às pessoas da periferia, aos indígenas e de cultura de matriz africana.

De agosto a dezembro, esses movimentos se reuniram em 8  eventos denominados “percursos em defesa da diversidade cultural”,  que tiveram como objetivo realizar uma análise das políticas públicas socioculturais voltadas para as regiões. Os encontros se deram a partir de diversas temáticas, como economia solidária, assistência social, direitos humanos e educação popular. Para 2014, o movimento irá promover encontros que discutam segurança pública, saúde e mulher.

Tecnologia Vojo

A plataforma será gerida por meio da tecnologia Vojo, uma ferramenta que permite às pessoas enviarem reportagens de áudio por meio de celulares ou telefones públicos de forma gratuita, apenas com o cadastro em uma central, utilizando a tecnologia Voz sobre IP (VOIP, que memoriza a voz humana em uma base de dados na internet).

“A criação do sistema representa um esforço para provocar a rede de atores governamentais e não-governamentais a avaliar e aperfeiçoar sua ação a partir de um olhar integrado, promovendo o acesso ágil e simultâneo de informações estratégicas, que normalmente só seriam acessadas por meio de diferentes fontes”, aponta a assessoria de imprensa da União Popular de Mulheres e Agência Solano Trindade, duas das organizações envolvidas com o observatório.

LEIA + Programa Vojo Brasil incentiva jovens quilombolas a falar sobre o cotidiano da comunidade

As informações são da Agência Solano Trindade .

O quê

Observatório Popular de Direitos

Quando

De 20/12/2013 às 15:00 até 22/09/2016

Onde

CEU Cantos do Amanhecer, Avenida Cantos do Amanhecer , s/n, Jardim Mitsutani, São Paulo (SP).

Mais informações

(11) 5841-4392 / 2307-7416

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.