publicado dia 02/03/2017

Programa Todos Aprendem recebe inscrições até 4 de março

17/04/2017

Com informações do Gife

Estão abertas até o dia 4 de março as inscrições para o Programa Todos Aprendem, realizado pelo Instituto ABCD. A iniciativa oferece uma formação para professores, gestores escolares e técnicos de Secretarias de Educação, com a proposta de fortalecer a capacidade dos municípios e/ou escolas de identificar os diferentes perfis de aprendizagem, promover a identificação precoce dos transtornos específicos de aprendizagem (dislexia, discalculia e disortografia) e estimular o acompanhamento adequado das crianças, especialmente as que apresentam dislexia.

O conteúdo e a metodologia do curso foram desenvolvidos para permitir ao professor promover um ensino mais eficaz, identificar os alunos que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem, além de trabalhar com estratégias mais dirigidas às necessidades destes alunos.

A formação é oferecida na modalidade presencial – direcionada a todos os municípios da Grande São Paulo – e a distância – para todas as secretariais do país. O curso é composto por sete módulos, totalizando 32 horas, e aborda os seguintes temas: Aprendizagem e Neurodiversidade: Como o aluno aprende?; Dificuldades e transtornos de aprendizagem: Por que o aluno não aprende?; Como ajudar o aluno a ouvir, entender e falar melhor?; Como ajudar o aluno a ler e escrever melhor?; Estratégias para planejar e organizar melhor; Habilidades matemáticas: O que são, como avaliar e como melhorar?; e Como lidar com comportamentos difíceis em sala de aula.

Não há investimento financeiro para a secretaria que for selecionada para participar do programa, mas, para viabilizar sua implantação, é importante que na modalidade presencial a secretaria garanta a disponibilidade de 2 a 4 horas para a formação, por encontro; um espaço físico adequado com recursos audiovisuais; e a divulgação, organização e execução do processo de adesão dos participantes do projeto. Nesta modalidade, será preciso inscrever no mínimo 50 educadores.

Já as secretarias que optarem pela formação a distância deverão inscrever no mínimo 50 e no máximo 250 educadores, e se responsabilizar pela divulgação, organização e execução do processo de adesão dos participantes do projeto, além de garantir o acesso mínimo à internet para que os cursistas possam fazer o download do aplicativo e, se necessário, fazerem o curso off-line.

Inscrições

A adesão dos interessados para a modalidade presencial deve ser feita por esse link. Já as secretarias que desejarem se inscrever para o curso a distância, devem fazer suas inscrições aqui.

Em caso de dúvidas a respeito do programa e seu processo de seleção, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. As formações terão início em 17 de abril.

O quê

Programa Todos Aprendem

Quando

17/04/2017

Inscrições

02/03/2017 - 04/03/2017

Mais informações

[email protected]

Professor apoia formação de coletivo feminista em escola

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.