publicado dia 04/06/2024

Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena abre inscrições

De 15/05/2024 até 31/12/2024

🗒 Resumo: Até 15/06, estão abertas as inscrições para a primeira Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (OBERERI). Podem participar estudantes e docentes de escolas públicas de todo o país.

“Queridos educadores, alunos, pais e mães, convidamos vocês a embarcarem em uma emocionante jornada rumo ao conhecimento e à valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena”, diz o site oficial da primeira Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (OBERERI).

Leia + Conheça o especial Educação Decolonial: O futuro da escola é ancestral

Realizada pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a OBERERI busca promover a reflexão, o debate e a conscientização sobre as questões étnico-raciais no Brasil.

Com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, a Olimpíada também visa fortalecer a implementação das diretrizes curriculares, incentivar o interesse dos(as) estudantes pela história da diáspora africana e dos povos originários, e desmistificar mitos relacionados às cotas étnico-raciais.

Muito além de uma prova de conhecimentos específicos, a proposta é uma resolução coletiva de questões socialmente referenciadas, promovendo o respeito e a valorização das diversas culturas presentes no Brasil.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site da OBERERI até o dia 15/6. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, docentes, educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as), bem como pesquisadores(as) das áreas da olimpíada.

A Olimpíada e a premiação

Para os estudantes, a proposta é que a turma realize atividades cooperativas em equipe, tendo em vista a perspectiva da filosofia Ubuntu. Assim, o desempenho de um influenciará diretamente nos demais.

As equipes vencedoras de cada fase receberão troféus ou medalhas em reconhecimento ao seu desempenho. Essa modalidade de premiação motiva os participantes a se dedicarem ainda mais e a valorizarem a importância das relações étnico-raciais em diferentes aspectos da sociedade.

Os professores vão atuar como mediadores das equipes, colaborando na formação e preparação do grupo em diálogo com os NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos ligados às instituições de ensino.

Ao final, eles receberão certificados de participação, destacando seu envolvimento na promoção do debate sobre as questões étnico-raciais no Brasil. Isso não apenas reconhece o esforço de todos, mas também incentiva a inclusão e a diversidade.

Já às escolas, caberá acolher a proposta e se permitir participar como ente formador e formando do processo de letramento étnico racial de toda comunidade escolar.

Para as unidades mais bem colocadas, haverá menções honrosas que reconhecerão o mérito dessas instituições que se destacaram enquanto espaço de formação e reflexão sobre a temática étnico racial. Além disso, cada instituição bem colocada receberá também por meio dos proponentes o selo de escola antirracista e que fomenta a discussão a respeito de equidade étnico racial.

A OBERERI considera outras formas de premiação, como a participação em uma Mostra de Trabalhos Científicos, publicação de trabalhos em revistas especializadas, ações de impacto social ou a oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais relacionadas às relações étnico-raciais. Por ser esta a primeira aplicação da olimpíada, a mostra poderá ocorrer nas edições regionais e na nacional do Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) e Pesquisadoras Negros(as).

O quê

I Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena

Quando

De 15/05/2024 até 31/12/2024

Inscrições

15/05/2024 - 15/06/2024

Mais informações

https://abpn.org.br/olimpiada-brasileira-de-relacoes-etnico-raciais-afro-brasileiras-africanas-e-indigenas-obereri/

Livro “Como ser um educador antirracista” é convite para repensar a escola

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.